segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Valorize o professor do seu filho!

12 dicas para valorizar o professor do seu filho. Entenda porque o professor do seu filho merece ser valorizado e conheça algumas ações simples que ajudam a garantir isso.

 
 
O professor é o grande protagonista do ensino. Sem a interação dele com os alunos, o processo de aprendizagem não é otimizado. Para pesquisadores de diversas áreas, não há dúvidas de que o papel do professor é determinante para o bom desempenho escolar dos alunos. Quanto melhor for o desempenho do professor, melhor será o desempenho do aluno. Outros fatores - como escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, acesso a materiais didáticos também influenciam a aprendizagem, claro, mas a qualificação do professor é o que mais impacta no êxito do aluno.
 



É muito importante que este profissional seja e se se sinta valorizado. É o que mostra o exemplo de países como a Finlândia que tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo. "Lá, o professor tem papel de destaque na sociedade. Tanto que os melhores alunos das melhores escolas têm esta como a primeira opção de carreira", diz Amábile Mansutti, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
 


A equação da valorização docente envolve. "Salário inicial atraente, bons planos de carreira, formação inicial e continuada e boas condições de trabalho são fundamentais", explica Marli André, professora da PUC-SP. Tudo isso, porém, é da alçada dos gestores públicos. Mas a família também pode fazer sua parte.
 
 

O Educar para Crescer entrevistou essas duas especialistas e Pamela Mason (Harvard) para destacar 12 ações que contribuem para dar aos mestres a importância que eles merecem:
 
 
1. Respeitar o professor
Ensine seu filho a respeitar o professor - afinal, ele será seu grande parceiro no processo de aprendizagem.
2. Ser um aluno aplicado
Estimule que seu filho tenha postura de estudante (respeitar os horários de entrada e saída e manter cadernos organizados, por exemplo).
3. Escutar os colegas
Oriente seu filho a sempre ouvir o professor e os colegas.
4. Valorizar o professor
Valorize o professor sem qualquer preconceito de gênero, idade, raça etc. E lembre-se que ele estudou e se preparou para exercer sua função.
5. Mostrar interesse
Demonstre interesse pelo trabalho do professor, sem cobrança excessiva.
6. Participar da educação do seu filho
Frequente as reuniões e os demais eventos na escola (saraus, festas, eventos esportivos etc).
7. Ser amigo do professor
Estabeleça uma parceria com ele, acompanhando a formação do seu filho.
8. Exercer seus direitos
Reivindique uma escola em boas condições (trabalhar e estudar em um ambiente limpo, organizado e com boa infraestrutura é crucial).
9. Informar-se sobre a escola
Procure saber se a escola oferece formação continuada a ele.
10. Apoiar as ideias do professor
Aprecie as iniciativas do professor, como a ideia de reunir as produções das crianças em um livro ou de fazer uma apresentação para a comunidade.
11. Educar não é só na escola
Compreenda que os papéis da escola e da família são complementares - cabe à primeira favorecer o desenvolvimento das capacidades da garotada e à segunda, acolhê-los num ambiente provedor e afetivo.
12. Importar-se com política
 
 
O professor dá para os alunos o exemplo de que estudar é bom e vale a pena. Ele ainda estimula o pensamento critico e a leitura do mundo. Valorize-o!
Eleja governantes comprometidos com a causa da valorização docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário