sábado, 30 de março de 2013

Ludoterapia para Crianças

A Ludoterapia tem por objetivo estabelecer o equilíbrio emocional necessário e promover a capacidade para que a criança desenvolva essas competências e se torne psicologicamente mais saudável.



Ludoterapia é uma proposta de psicoterapia específica para crianças, que utiliza o diálogo e a linguagem do brincar como veículo para a expressão dos seus sentimentos, frustrações, medos, agressividade, inseguranças ou confusões.



Através do brincar e da interação com o mundo externo, as crianças ganham competências para se desenvolverem ao nível emocional, físico e social.


A consulta



Após uma entrevista aprofundada com os pais é realizado o psicodiagnóstico e a orientação de pais.



Na ludoterapia a criança se expressa por intermédio de suas brincadeiras, pois é através do ato de brincar que ela elabora seus medos, suas fantasias, suas angústias, isto é, seu mundo interno. A partir da possibilidade de elaboração das brincadeiras, a criança pode enfrentar as situações difíceis que vivenciará mais pra frente.



A participação dos pais através das consultas de orientação é de grande importância para o bom andamento do processo.

 

Fonte: recreale.spaceblog.com.br



Indicações



A ludoterapia deve acontecer quando os pais perceberem que seu (sua) filho (a) vem apresentando questões que ultrapassam as possibilidades, tanto das crianças quanto dos pais em lidar com elas.


Alguns exemplos: hiperatividade, agressividade, timidez, dificuldades de relacionamentos e de aprendizagem, tiques, traumas, sentimentos de inadequação, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário