sábado, 14 de setembro de 2013

Criança Saudável, Criança Feliz!

Meningite? Va-ci-na, va-ci-na!!! O coro é para comemorar duas ótimas notícias: a de que imunizar a criança contra a meningite é possível e que a dose elimina o risco de contrair quase todos os tipos da doença.
 
 
A taxa média de mortalidade entre os casos de meningite é de aproximadamente 20%, e praticamente a metade dos que sobrevivem à doença ficam com alguma sequela. Mas pais e cuidadores têm o poder de mudar essa história e garantir que ela seja muito, muito feliz. Basta seguir à risca o calendário vacinal dos baixinhos!
 
 
Atualmente existem vacinas contra os vários tipos de meningite: meningocócica A, C, W e Y, pneumocócica, tuberculosa e aquelas causadas pela bactéria Haemophilus. Todas as crianças devem tomá-las, a não ser que esteja em estado febril ou com alguma doença infecciosa aguda, para que os sintomas da enfermidade não sejam confundidos com eventuais efeitos colaterais da vacina, como febre e dor. Mas assim que a saúde for reestabelecida é preciso procurar um serviço de vacinação.
 
 
 
O médico conta que o governo disponibiliza algumas vacinas de acordo com a faixa etária e os grupos de risco. Assim, são dadas no SUS, gratuitamente:
 
 
 
Meningite Haemophilus influenzae tipo B, para crianças de até cinco anos, que devem tomar três doses, sendo no segundo, no quarto e no sexto mês de vida;
 
 
Meningite Pneumocócica, até os dois anos de idade, e deve ser aplicada no esquema de quatro doses, sendo aos dois, quatro, seis e doze meses de vida;
 
 
Meningite Meningocócica C, também até os dois anos, é realizada em três doses, sendo aos três, cinco e 15 meses de vida;
 
 
 ● Meningite Tuberculosa, dada em dose única logo após a criança nascer. “Além dessas todas, na rede particular é possível encontrar ainda a vacina Meningocócica quadrivalente ACWY, que é deve ser aplicada em dose única e é recomendada dos dois até os 20 anos. Na Europa existe a vacina Meningocócica B, que em breve deverá estar também licenciada aqui no Brasil”, completa o pediatra.
 
 
 
Por dentro da vacina
 
 
As vacinas contra os diversos tipos de meningite agem para evitar a infecção, já que induzem o organismo a produzir anticorpos capazes de defender o corpo caso ele se depare com a bactéria ou o vírus causadora da doença.
 
 
 
As vacinas contra as meningites Pneumocócicas, Haemophilus influenzae tipo B e meningocócica C, utilizam a cápsula da bactéria acoplada a uma proteína, que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos capazes de se defender. Já a vacina contra a meningite Tuberculosa é feita com um bacilo semelhante ao da tuberculose, sendo capaz de levar à proteção.  
 
 
 
 Lembre-se! Criança Saudável, Criança Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário