quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Tratamento do Transtorno Bipolar

Os períodos de depressão e mania voltam a ocorrer na maioria dos pacientes, mesmo sob tratamento. Os principais objetivos do tratamento para transtorno bipolar são:
 
                               
  • Evitar a alternância entre as fases
 
  • Evitar a necessidade de hospitalização
 
  • Ajudar o paciente a agir da melhor maneira possível entre os episódios
 
  • Impedir comportamento autodestrutivo e suicídio
 
  • Reduzir a gravidade e a frequência dos episódios
 
 
 
O médico primeiramente tenta descobrir quais são os possíveis desencadeadores do episódio de alteração de humor. Ele também pode investigar os problemas médicos ou emocionais que podem afetar o tratamento.
 
 
                               
Os seguintes medicamentos, conhecidos como estabilizadores de humor, são geralmente usados primeiro para tratar o transtorno bipolar:
                               
  • Carbamazepina
 
  • Lamotrigina
 
  • Lítio
 
  • Valproato (ácido valproico)
 
 
 
Outros medicamentos anticonvulsivos também podem ser receitados.  Entre outros medicamentos usados para tratar o transtorno bipolar estão:     
                           
  • Medicamentos antipsicóticos e antiansiedade (benzodiazepinas) para problemas de humor
 
  • Remédios antidepressivos podem ser administrados para tratar a depressão. As pessoas com transtorno bipolar têm mais chance de apresentar episódios maníacos ou hipomaníacos se tomarem antidepressivos. Por essa razão, os antidepressivos só são receitados para as pessoas que também estão tomando um estabilizador de humor.
 
 
 
A terapia eletroconvulsiva (TEC) pode ser usada para tratar a fase maníaca ou depressiva de um transtorno bipolar caso não haja resposta aos medicamentos. A TEC usa uma corrente elétrica para causar uma breve convulsão enquanto o paciente está anestesiado. A TEC é o tratamento mais eficaz no caso das depressões que não são amenizadas com medicamentos.
 
 
                               
A estimulação magnética transcraniana (EMT) utiliza pulsos magnéticos de alta frequência direcionados para as áreas afetadas do cérebro. É mais usada geralmente depois da TEC.
 
 
                               
O paciente que está no meio de um episódio maníaco ou depressivo pode precisar ser hospitalizado até que seu humor seja estabilizado e seus comportamentos estejam sob controle.
 
 
                               
Os médicos ainda estão tentando descobrir a melhor forma de tratar o transtorno bipolar nas crianças e nos adolescentes. Os pais devem levar em consideração os possíveis riscos e benefícios do tratamento para seus filhos.
 
                               

Programas e Terapias de Apoio

Os tratamentos familiares que combinam apoio e educação sobre o transtorno bipolar (psicoeducação) podem ajudar as famílias a lidar com a situação e reduzir as chances de os sintomas retornarem. Os programas que oferecem serviços de apoio social para pessoas necessitadas podem ajudar aqueles que não recebem apoio da família ou de conhecidos.
 
 
                               
Habilidades importantes:
  • Lidar com os sintomas que se manifestam mesmo com o uso de medicamentos
 
  • Aprender a ter um estilo de vida saudável com sono suficiente e a manter distância das drogas recreativas
 
  • Aprender a tomar os medicamentos corretamente e a lidar com os efeitos colaterais
 
  • Aprender a reconhecer o retorno dos sintomas e saber como reagir quando eles ocorrem
 
  • Os familiares e cuidadores são muito importantes no tratamento do transtorno bipolar. Eles podem ajudar os pacientes a buscar serviços de apoio adequados e garantir que o paciente tome os medicamentos corretamente.
 
 
 
Dormir uma quantidade suficiente de horas é muito importante no transtorno bipolar. A falta de sono pode desencadear um episódio de mania. A terapia pode ser útil durante a fase depressiva. Participar de um grupo de apoio pode ajudar os pacientes com transtorno bipolar e seus familiares e amigos.
 
                               
  • Um paciente com transtorno bipolar nem sempre consegue descrever o estado da doença para o médico. Os pacientes geralmente têm dificuldade para reconhecer seus próprios sintomas maníacos.
 
  • As variações de humor no transtorno bipolar são imprevisíveis. Algumas vezes, é difícil saber se o paciente está respondendo ao tratamento ou saindo naturalmente de uma fase bipolar.
 
  • Tratamentos para crianças e idosos ainda não foram estudados em detalhe.
 
 
 
Não tome nenhuma medicação por conta própria! Procure a ajuda de um psicólogo! A Clínica de Terapias Integradas de Madureira possui ótimos psicólogos! Entre em contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário