quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Criança Saudável, Criança Feliz!

Obesidade infantil Antes ele não comia e agora não para de comer? Saiba como prevenir o excesso de peso e o que fazer quando a criança já está gordinha.
 
 
A primeira medida para evitar que o baixinho fique obeso é mudar o comportamento dos pais e cuidadores. Sim, você leu certo. Claro que a genética e as alterações do metabolismo podem impactar na balança, mas na maioria dos casos os hábitos e comportamentos dos pais acabam influenciando a criança.
 
 
Afinal, são eles que fazem as compras da casa, decidem as refeições e são exemplos para os pequenos. É por isso, aliás, que não adiantar impor à criança que ela coma salada se o pai vive à base de pizza e refrigerante.
 
 
Outras atitudes decisivas são não compensar a ausência e a sensação de culpa trazendo todo dia uma bala ou levando o pequeno para ‘passear’ no fast-food todo fim de semana, nem permitir que as refeições sejam feitas diante da televisão ou do computador. Não se trata de maldade. Caso contrário, a atenção vai ser desviada do alimento e a criança não vai se sentir saciada.
 
 
Porém, se o excesso de peso já é uma realidade evite fazer uma restrição alimentar severa por conta própria, sob o risco de gerar consequências no desenvolvimento intelectual e físico da criança. Qualquer reorganização da dieta infantil deve ser indicada e monitorada por um especialista. Só assim para garantir que o pequeno vai receber a quantidade de calorias e de nutrientes que precisa para sua fase de vida e atividades diárias.
 
 
Neste caso é indicado em todos os casos:
 
 
* Manter as consultas com o pediatra em dia, para fazer o acompanhamento da curva de crescimento infantil da Organização Mundial da Saúde, que faz cruzamentos de peso, idade e altura;
 
* Incentivar a prática de esportes e as brincadeiras que incluem correr e pular;
 
* Estimular o consumo de frutas, verduras e legumes e um lanchinho intermediário entre as grandes refeições;
 
* Evitar comprar e deixar disponíveis refrigerantes, doces, bolachas, chocolates, pirulitos, macarrão instantâneo, frituras, embutidos, salgadinho e demais alimentos pouco saudáveis.
 
 
 
Lembre-se! Criança Saudável, Criança Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário