sábado, 21 de setembro de 2013

Orientando o Estudo - Auto explicação e Estudo intercalado


Um estudo recentemente publicado em janeiro de 2013 na revista científica Psychological Science in the Public Interest avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar quais possuem de fato a melhor utilidade.
 
 
 
Técnicas bastante populares no Brasil, como resumir, grifar, utilizar mnemônicos, visualizar imagens para apreensão de textos e reler conteúdos foram classificadas como as de utilidade mais baixa.
 
 
 
Três práticas foram encaradas como de utilidade moderada: interrogação elaborativa, auto explicação e estudo intercalado.
 
 
 
E as duas que obtiveram o mais alto grau de utilidade na aprendizagem foram as técnicas de teste prático e prática distribuída.
 
 
 
É a ciência desaprovando boa parte do meu método de estudo, muito baseado em resumos, grifos, mnemônicos e mapas mentais. Por outro lado, foi confirmada a impressão que eu tinha de que a realização de exercícios em doses cavalares era extremamente efetiva para o estudo para concursos públicos.
 
 
 
Lembre-se de que o ranking reflete os resultados do estudo, porém cada pessoa tem o seu estilo de estudo e nada está escrito em pedra. Dito isto, falemos agora sobre as dez técnicas, das piores para as melhores.
 
 
Auto explicação (utilidade: moderada)
 
autoexplicacao 595x396 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
 
Entendeu, Eu mesma?
 
 
A auto explicação mostrou-se ser uma técnica útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Na prática, trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.
 
 
 
O estudo mostrou que a técnica é mais efetiva se utilizada durante o aprendizado, e não após o estudo.
 
 
Estudo intercalado (utilidade: moderada)
 
estudo intercalado 595x483 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
 
Vou alternar as matérias, na ordem dessa pequena pilha.
 
 
O estudo intercalado é o que chamamos de rotação de matérias em posts anteriores.
 
 
 
A pesquisa procurou saber se era mais efetivo estudar tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória.
 
 
 
Os cientistas concluíram que a intercalação tem utilidade maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas (como ciências exatas).
 
 
 
O principal benefício da intercalação, como já havíamos observado, é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.
 
 
 
O que você achou das técnicas de estudo de hoje? Alguma delas combina com você?
 
Procure a ajuda de um psicopedagogo para lhe ajudar a descobrir a melhor forma de estudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário