terça-feira, 10 de setembro de 2013

Criança Saudável, Criança Feliz!

Dicas para eliminar as cólicas Veja como lidar com essa dorzinha tão comum em bebês de até 3 anos de idade.
 
 
 
Nenê é uma graça e todo mundo adora, mas quando abre o berreiro... é um Deus nos acuda! O choro é o principal meio de comunicação dos bebês, especialmente quando mais novos, e se os pais forem “de primeira viagem” podem ficar inseguros, sem saber o que fazer.
 
 
 
Nessas horas, o ideal é manter a calma e usar o método da exclusão: verificar se ele está com fome, frio ou calor, ou se a fralda está suja. Se não for nada disso e o choro persistir, é hora de pensar em cólica.
 
 
“As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida. Normalmente ocorrem no mesmo horário, à tarde. É uma sensação nova para eles, e dói muito.
 
 
A cólica é relacionada a uma imaturidade neurológica do intestino, que se contrai e relaxa de maneira incoordenada e causa a cólica. No final do dia, como seu intestino já ‘trabalhou’ mais, as cólicas tendem a aparecer com mais frequência.
 
 
Será que é cólica mesmo? Além de prestar atenção no horário, existem algumas dicas que o nenê dá para saber se o motivo do choro é essa dorzinha: O choro de cólica é estridente. Observe as seguintes características: o bebê fica inquieto, com rosto vermelho, fazendo caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha. A barriga fica endurecida e as mãos ficam com os punhos fechados. A criança elimina gases, e geralmente depois disso os sintomas melhoram.
 
 
É importante ressaltar que a cólica não significa doença e nem traz consequências à saúde do bebê. O que fazer?
 
 
• Fique calma, deite-o de bruços e embale-o no braço. Essa posição auxilia na eliminação de gases, que causam as dores, mas requer sempre a supervisão de um adulto.
 
 
• Coloque a barriga do nenê em contato com o seu abdome: o aquecimento local ajuda a aliviar os sintomas. • Pode ser usado um pano esquentado a ferro ou bolsa de água quente (a qual nunca deve ser colocada direto na pele dele, pois pode provocar queimaduras!).
 
 
• Deixe o ambiente aconchegante, à meia luz, sem muito barulho.
 
 
• Apesar de o peito acalmar a criança, evite amamentá-la durante a crise, pois a sucção estimula as contrações intestinais, que agravam as dores.
 
 
 • Faça ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse "pedalando" e massageie sua barriga com as mãos aquecidas. Se quiser, pode usar um pouquinho de óleo de bétula ou de amêndoas, com movimentos circulares durante 2 minutos, de 4 a 5 vezes por dia. Isso o ajuda a não ter cólicas e a aliviar a dor na hora das crises.
 
 
 • Caso as cólicas continuem intensas, consulte o pediatra.
 
 
 • Coloque-o bem inclinado para se alimentar, arrotar após as mamadas e faça-o dormir de lado.
 
 
 
 • Fique atenta ao hábito intestinal: se o nenê ficar muito tempo sem evacuar, ou parar de eliminar gases, comunique o pediatra.
 
 
• Fique atenta se perceber que quando come algum tipo de alimento seu bebê tem cólica. Evite esse alimento pelo menos até os 3 meses de vida dele. Os agressores mais comuns são laticínios, chocolate, cafeína, melão, pimentão, frutas e sucos cítricos e alimentos condimentados. Alimentos mais gordurosos, embutidos, frituras, bebidas com gás também podem predispor à cólica.
 
 
Lembre-se! Criança Saudável, Criança Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário