sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dica da Psicóloga - Ter amigos faz bem!

Ter amigos é bom, faz a gente sorrir, se entreter, compartilhar as alegrias, as tristezas, situações curiosas, ensinar e aprender.
 
 
 
Nós precisamos das outras pessoas para ter a alegria e o prazer de sentir que entramos na subjetividade do outro, assim como o outro entra na nossa.
 
 
 
Contudo, não existe amizade que seja feliz o tempo todo. Às vezes a conversa do outro nos chateia, às vezes não sentimos interesse por parte do outro às nossas questões, às vezes isto e aquilo e mais uma infinidade de possibilidades.
 
 
 
O ser humano quando está na companhia de alguém faz acordos sem palavras, porque cada um tem um jeito único e singular e no encontro precisamos conciliar os diferentes jeitos. Cada um precisa ceder e aceitar e por isso temos um limite de tempo que aguentamos para ficar acompanhados.
 
 
 
Aquele que não consegue ficar sem a companhia do outro é porque não consegue ser companheiro de si mesmo, ou pior ainda, é alguém que não se aguenta, não se suporta, ou não se conhece, e por isso não consegue se sentir a vontade nem consigo mesmo!
 
 
 
Que lástima, porque é só com a gente mesmo que podemos ser totalmente sinceros e espontâneos. Na companhia de outros precisamos ser um tanto superficiais. Precisamos ponderar. Faz-se necessário pensar e repensar para não dizer algo que possa ferir o outro e concomitantemente a nós.
 
 
 
Ficar na companhia do outro dá trabalho, mas se não der trabalho e prazer, cada qual na sua medida, de preferencia que o prazer seja maior, é sinal que precisamos aprender mais sobre a arte de ser amigo.
 
 
 
Fica a  dica! comece a praticar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário