terça-feira, 17 de setembro de 2013

Psicopedagoga dá dicas sobre como estudar corretamente para provas

Já estamos no segundo semestre do ano. Em várias escolas, é o momento de preparar os alunos para as provas. Mas você sabe como estudar corretamente e evitar as notas baixas?
 
 
 
Nessa época, crianças e jovens se preparam para enfrentar as provas escolares. Na maioria das escolas, as provas acontecem durante a semana inteira. A psicopedagoga Kiara Katianne dá algumas dicas para  os alunos enfrentarem esse período. Veja abaixo:
 
 
 
Antes do dia da prova:
 
 
- Estudar no mínimo duas horas por dia as matérias que ele teve na escola. Mesmo em períodos que não há provas. Assim, a fixação do conteúdo será bem maior. Os pais podem ajudar fazendo perguntas para o filho ao fim do estudo, para que o estudante possa ter maior memorização e entendimento do assunto.
 
 
- Estudar todos os dias a matéria permite que na hora da prova o aluno não se baseie na “decoreba”, mas sim no conhecimento. O estudo contínuo também deixa a aprendizagem mais fácil.
 
 
- Se no estudo em casa surgirem dúvidas, o aluno deve procurar o professor na aula seguinte, para tirá-las. É importante que seja antes do dia da prova.
 
 
- Fazer resumo dos assuntos e exercícios. Uma sugestão é fazer de conta que está dando aula pra alguém, para entender e memorizar o assunto.
 
 
- Fazer pausa para o cérebro descansar um pouco. Dormir bem, principalmente na noite antes da prova.
 
 
 
No dia da prova:
 
 
- Antes de sair de casa, conferir se o material estar completo. Pedir lápis, borracha, ou outro material pode tirar a concentração.
 
 
- Chegar cedo à escola, para se concentrar melhor. Chegar atrasado pode deixar o aluno nervoso ou fazer com que ele perca as instruções antes do início da prova.
 
 
- Antes de escrever as respostas, lembrar do que foi estudado, da aula, e elaborar uma resposta mentalmente. O texto ficará mais claro e completo.
 
 
- Concentrar-se na prova e tentar não prestar atenção em quem está passando no corredor, por exemplo. Se o aluno se distrair, perde tempo para resolver uma questão difícil.
 
 
- Em um problema de matemática, deixar todas as anotações na folha, sem rabiscos. Mesmo que o resultado esteja errado, o professor vai poder analisar o raciocínio do aluno.
 
 
- Se o exame for de questões de múltiplas escolhas, tentar eliminar primeiro as respostas que não estão corretas.
 
 
- Ficar atento nos enunciados! Muitas vezes, eles estão na forma negativa. Por exemplo: “Qual destes países não participou da colonização da América Latina?
 
 
- Em perguntas de verdadeiro ou falso, fique atento nas “pegadinhas” (palavras como “sempre” ou “nunca”, por exemplo), que podem confundir.
 
 
- Nas redações, faça exatamente o que o enunciado pede. Não fugir do assunto, pois pode perder  pontos com isso.
 
 
- Calcular o tempo para que sobrem alguns minutos para uma revisão final. Relendo todas as respostas, dá para corrigir erros que ficaram pelo caminho. Não ter pressa de entregar a prova nem ficar nervoso se notar que os colegas estão fazendo isso antes.
 
 
- Colar não vale a pena. Além de correr o risco de ser pego pelo professor, o aluno não vai aprender nada.
 
 
- Entregar a prova limpa. Um monte de rasuras vai dificultar a leitura do professor, que terá mais dificuldade para entender as respostas.
 
 
Estas dicas foram úteis para você?

Um comentário: