sábado, 28 de setembro de 2013

Atitude rima com saúde! - Prevenção de quedas

Na medida em que envelhecemos, as mudanças físicas podem aumentar a fragilidade do corpo, tornando o idoso mais propenso a sofrer quedas.
 
 
 
As causas de queda estão relacionadas a fatores do próprio corpo e a fatores ambientais. Algumas condições físicas que podem resultar em queda são: 


- Alterações posturais e de equilíbrio;

- Problemas visuais, como a catarata e o glaucoma;

- Doenças neurológicas como a doença de Parkinson e os acidentes vasculares Cerebrais (AVC);

- Doenças ortopédicas como as artrose e osteoporose;

- Uso de medicamentos para dormir, medicamentos para coração e hipertensão;

- Quadros de incontinência urinária, principalmente quando houver a necessidade urgente de ir ao banheiro, levantando rápido da cama;
 
 
 

Para minimizar esses problemas é necessário manter um acompanhamento médico, realizar avaliações periódicas, realizar exercício físico para melhorar o equilíbrio, dentre outras ações. Confira abaixo algumas dicas relacionadas ao ambiente para evitar quedas:
 
 

- Não deixe o piso molhado ou encerado, tente substituir pisos lisos por antiderrapantes, evite andar em pisos irregulares, ainda em construção, conserte tacos soltos ou pisos quebrados;

- Evite tapetes soltos e desfiados pela casa, pois podem deslizar e causar tropeções;

- Não deixe obstáculos no chão: fios elétricos, brinquedos, mesas pequenas, animais de estimação;

- Tente manter os locais bem iluminados;

- Use calçados apropriados, emborrachados nos solados e, de preferência, fechados, evite chinelinhos de flanela ou caminhar apenas de meia sobre piso escorregadio.
 

As adaptações ambientais também são dispositivos muito eficazes para prevenir as quedas, como exemplo a instalação de barras de apoio no banheiro, corrimão nas escadas, luz de cabeceira ou um abajur para facilitar ir ao banheiro à noite. Essas e outras atitudes irão aumentar a sua segurança.
 
 

Avalie as melhores opções para transformar seu ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário