quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Qual a importância de se comunicar com seu filho?

O que muitos pais se perguntam é como respeitar o desenvolvimento de cada criança, sem atropelar as etapas naturais pelas quais ela deve passar e, ao mesmo tempo, incentivá-la a começar a se expressar por meio de palavras. Como reconhecer que chegou a hora?
 
 
1. Comunicação na gestação
              
É importante seu bebê sentir a sua presença desde o início, por isso faça carinho em sua barriga e converse com ele. E se você se sentir bem fazendo isso, cante para ele ou coloque suas músicas preferidas. Esses pequenos gestos estabelecerão a primeira forma de comunicação entre vocês. Incentive o pai a fazer o mesmo, avise-o quando o bebê está mexendo, pois esse contato fará com que ele se sinta parte da gestação.
 
 
 
2. Comunicação no primeiro ano de vida
Fale com ele sempre, ao pegá-lo no colo, ao trocá-lo, ao alimentá-lo e ao levá-lo para passear. Sua voz fará parte do mundo que está se formando diante dele. No início, é um pouco assustador. Mas, aos poucos, todos os sinais que ele dá para você farão sentido, choros diferentes, gritinhos de diversos tons, sorrisos deliciosos e expressões irresistíveis. Os bebês ficam felizes ao ouvir a própria voz. Celebre com ele cada som emitido! A comunicação entre vocês já está estabelecida. Daí para frente ela só irá ser transformada e aperfeiçoada.

3. Aprendendo a falar
              
Quando chegar o momento, incentive seu filho a falar. Estimule-o a dizer o nome do objeto que ele pede, antes de entregá-lo e comemore cada nova palavra dita. Porém, tome cuidado, pois cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo. Evite comparações com outros filhos, primos e amigos. Você deve estar atenta à história do seu filho, ao percurso particular dele diante das conquistas individuais. Além disso, Sonia Madi, lembra da importância dos jogos sonoros que estimulam seu filho a falar, pois são uma ótima maneira de incentivá-los repetir os sons que escuta. Por exemplo, ao folhear um livro, deve-se aproveitar todas as oportunidades de conversar com a criança. Ao encontrar um cachorro ilustrado, pergunte "como faz o cachorro?, dando-lhe a oportunidade de responder, por meio dos sons que já conhece ("au-au").
 

4. Do segundo ano em diante
              
Perceba palavras se transformando em frases e frases de transformando em diálogo. Aproveite cada diálogo iniciado. Dispenda seu tempo para isso. Este é um momento muito precioso! Não se esqueça que cada criança adquire a linguagem num ritmo próprio, mas você pode estimular seu filho a desenvolver sua linguagem e tornar a comunicação entre vocês divertida.


 A partir dos dois anos de idade a criança começa a descobrir o poder da linguagem e ela se torna a chave de muitos mistérios. Por isso, a fase dos "por quês" se inicia e deve ser tratada com muita paciência.


  Histórias infantis, poemas, canções e imagens costumam abrir novos mundos para as crianças, portanto, seja cuidadoso ao selecionar o material que será apresentado ao seu filho. Você estará ampliando suas oportunidades de aprender novas palavras, assim como sua capacidade de pensar e raciocinar sobre as coisas da vida.


 Se seu filho não for de muita conversa, observe se ele está se comunicando com você por meio de outras linguagens, como desenhos, e mostre que você o compreende. Valorize a conversa em casa. Conte como foi seu dia e estimule-o a dizer como foi o dele. Ouça com atenção tudo o que ele tem a dizer, faça comentários e ajude-o a lidar com questões que o estiverem incomodando. Divirta-se com as histórias que ele tem para contar!


 Sônia Madi lembra também como é importante dar espaço para a criança construir o contar. Ao contar e recontar um acontecimento, a experiência é construída no pensamento e, com isso há a construção de memória, baseada em fatos, situações e datas. Dessa forma, a história da própria criança vai sendo construída.


Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário