quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dúvidas comuns sobre a gagueira

O comportamento das pessoas pode piorar a gagueira de alguém? As pessoas que gaguejam são menos inteligentes? Existe tratamento? Veja resposta para estas e outras perguntas no nosso blog!
 
 
Que problemas a gagueira pode causar para quem convive com um gago?
Basicamente dificuldades durante a interação face-a-face ou por telefone, principalmente em interlocutores que ficam muito ansiosos ao ouvir uma fala gaguejada.
 
 
O comportamento das pessoas pode piorar a gagueira de alguém?
Sim. Interlocutores que apressam a pessoa que gagueja para falar, que desaprovam a fala gaguejada, que não prestam atenção à fala ou que completam as palavras que a pessoa não está conseguindo dizer podem piorar momentaneamente o nível da gagueira. Não tomando essas atitudes, o interlocutor já está ajudando a pessoa que gagueja
 
 
As pessoas que gaguejam são menos inteligentes?
Não, a inteligência de quem gagueja costuma ser dentro dos limites da normalidade.


Como se faz o diagnóstico?
Ainda não existe um método diagnóstico padrão usado mundialmente, mas esforços estão sendo feitos para que um protocolo comum seja utilizado por todos os profissionais que lidam com gagueira. Entretanto, o diagnóstico é feito através da contagem de quantas vezes em que a pessoa gagueja durante um certo tempo (5 minutos, por exemplo), quais os tipos de disfluências presentes na fala, se há ou não tensão e movimentos associados, análise do ritmo e da naturalidade da fala, descrição das percepções físicas da pessoa que gagueja durante sua fala, histórico de saúde e história familiar.
 
 
A partir de que idade o diagnóstico pode ser feito?
As crianças começam a falar por volta de 1 ano; se elas começarem a falar gaguejando e se o comportamento não desaparecer depois de 6 meses, a gagueira já pode ser diagnosticada. Portanto, os diagnósticos mais precoces situam-se por volta de 1 ano e meio.
 
 
Toda pessoa que gagueja precisa se tratar?
Não. A opção pelo tratamento depende do nível de gravidade da gagueira, sendo que pessoas que apresentam um nível leve podem não achar o tratamento necessário, e do quanto o indivíduo acha que a gagueira prejudica sua vida, o que tende a estar diretamente relacionado ao nível da gagueira. Convém lembrar que algumas pessoas não se tratam por dificuldades financeiras.
 
 
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Crédito: Clube da Fala

Nenhum comentário:

Postar um comentário