sábado, 4 de outubro de 2014

Caçula que copia o irmão .... Isso é saudável?

Tem mesmo uma fase em que o filho mais novo quer seguir os passos do mais velho, mas qual o limite disso? Até que idade esse comportamento é aceitável? Confira!
 
 
Da infância até a adolescência o comportamento baseado na imitação é bastante saudável pois também contribui na formação da personalidade da criança. Não existe uma idade especifica para que este comportamento deixe de existir ou até mesmo diminua, porém com a chegada da adolescência é comum os gostos mudarem, a forma de se vestir, de falar,  etc, e a personalidade de cada pessoa vai sendo “moldada” com base nestas novas experiências também.
 
 
 
- Esse comportamento pode comprometer a formação da personalidade do filho mais novo?

Psicóloga: Quando feito em excesso o comportamento de imitação pode influenciar o processo de formação de identidade do filho mais novo, ou seja, acaba não identificando o que gosta ou não por estar sempre imitando o irmão mais velho. Isto pode acarretar conflitos no sentido de não se sentir uma pessoa diferenciada, espontânea , além de ter dificuldade de tomar decisões de forma independente.
 
 
 
- Como os pais devem lidar com isso?
 
Psicóloga: Os pais precisam saber que imitar é saudável principalmente na infância. Todos um dia já imitaram algum comportamento daquela pessoa que tem como referencia, seja pai mãe ou irmão mais velho. Acho importante que os pais valorizem estas imitações, até para que o filho mais velho tente sempre ser um bom exemplo para o irmão.
 
 
Porém tudo que é excesso merece uma atenção maior. No caso da imitação cabe interferir quando o irmão mais novo começa a ter interesses por assuntos que ainda não são pertinente a sua idade ( drogas, sexo, etc – experiências que normalmente aparecem na adolescência).
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário