quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Síndrome do Pânico : Como um psicólogo pode ajudar?

A síndrome do pânico acomete, principalmente, mulheres no final da adolescência e início da juventude, mas pode ocorrer em qualquer idade. Veja como o psicólogo pode ajudar!
 
 
É um ataque repentino de pânico. Neste momento, a pessoa se desconecta do mundo e passa a perceber somente as reações do seu corpo. 
 
 
Uma vez em pânico ela vai sentir sensações sufocantes como dor no peito, falta de ar, formigamento nas mãos e passa a acreditar que esta tendo um treco, são sensações horríveis e reais.
 
 
SINTOMAS DA SÍNDROME DO PÂNICO
 
A pessoa está numa situação de tranquilidade.  De repente “aquilo” VEM! Uma sensação horrível de terror, vindo aparentemente do nada, toma conta dela. O coração dispara, há sensação de sufocação, tontura, tremores, as pernas ficam bambas e ele acha que vai morrer, ter um ataque cardíaco, ficar louca ou perder o controle. Se esta pessoa apresentar um único ataque seguido de medo de ter outro ou se os ataques se repetirem ela desenvolve o Transtorno de Pânico.
 
 
 
Os principais sintomas da síndrome do pânico são: taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de calor e frio, tontura, sensação que vai desmaiar, ter um enfarto, derrame, pressão na cabeça, sensação que o ambiente é estranho (perigoso), perigo de morte, medo de sair de casa, medo de fazer as coisas mais simples como viajar, dirigir, ir a lugares com muita gente, cinema, feiras e etc.
 
 
 
CAUSAS DA SÍNDROME DO PÂNICO
 
O estresse é um dos principais causadores da síndrome do pânico, sendo responsável por 80% dos crises de pânico. As drogas representam outro enorme fator de risco. Desde os “energéticos”, na realidade estimulantes do sistema nervoso, até, evidentemente, as drogas ilícitas.
 
- Abuso de medicamentos, doenças físicas, drogas ou álcool.
- Reação a um stress ou situação difícil.
- Predisposição genética
 
 
 
TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO
 
Sem tratamento adequado, a síndrome do pânico é altamente incapacitante. No tratamento da síndrome do pânico, são utilizados medicamentos para a crise de pânico, habitualmente antidepressivos, acompanhado de Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Para as sequelas da síndrome do pânico, nos medos decorrentes, a medicação não atua. O tratamento de escolha da síndrome do pânico é a psicoterapia comportamental e cognitiva. O mesmo se aplica ao trabalho necessário para reconduzir o paciente à sua vida normal.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário