quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Como fazer uma criança pequena gostar de ler?

Siga as dicas de especialistas e faça seu filho de até 5 anos ter amor pelos livros.
 
 
Imagine uma janela aberta e a imensidão da paisagem. A leitura é mais ou menos isso: um mundo de informação e fantasia que está além do alcance e que ela aproxima. "A leitura permite apresentar à criança um mundo que não conhece, nem ainda viu, mundo que ela vai reconhecer e até se identificar", diz Theodora Maria Mendes de Almeida, diretora do colégio Hugo Sarmento. "Funciona como espelho, permitindo conhecer as próprias emoções e também as dos outros".
 
 
Tão importante é a leitura que ela está associada ao prazer, algo que deve ser transmitido pelos pais diariamente. "Durante a atividade, o objetivo é desenvolver o prazer de ler na criança - e não demonstrar preocupação com o que tem de ser feito para ela ler melhor e mais rápido", aponta Theodora.
 
 
Entre dois e cinco anos, essa criança se apresenta mais ou menos familiarizada com o universo dos livros, o que deve ser aproveitado pelos pais de modo a promover suas capacidades de leitura. "Ela já entende, por exemplo, que o texto de um livro não muda, a história é sempre a mesma e ela gosta que seja assim", destaca a especialista. Outras características da relação entre livros e crianças de dois a cinco anos, são destacadas a seguir:
A ajuda é necessária
As crianças, nessa idade, ainda não sabem ler sozinhas. "Fazem a chamada ‘pseudoleitura’, ou seja, elas sabem do que trata a história, reconhecem o livro pelas ilustrações e até recontam em parte o conteúdo, mas é só", diz Theodora. Ou seja: elas precisam da ajuda de um adulto para orientar a leitura.
Repetir é natural
Por ter a atenção curta, essas crianças gostam que o mesmo livro seja lido várias vezes, pois a cada leitura elas fazem descobertas sobre o enredo e vão unindo informações de modo a compreender melhor a história.
O valor dos livros escolares
Elas se sentem felizes e realizadas quando mostram, em casa, os livros emprestados pela escola. Situação que deve ser aproveitada para promover a leitura entre pais e filhos.
Os pais são o maior exemplo


Dicas para os pais! A seguir, ideias de como agir no dia a dia com a sua criança, pensando em aproximá-la dos livros:

 
Para ler, clique nos itens abaixo:
 
1. Cantinho da leitura
Escolha um lugar agradável, com boa iluminação, para ler com seu filho. Vale a pena criar "o canto da leitura", lugar reconhecido como tal pelos mais novos e pelos mais velhos no cotidiano doméstico.
2. Leitura não é sonífero
2. Não leia somente na hora de dormir, a criança pode estar cansada e deixar de aproveitar esse momento tão importante - cada criança tem o próprio ritmo e ele deve ser respeitado. Pior: quem lê apenas na hora de ir para a cama, trata o livro como se ele fosse um sonífero, "e pode criar o efeito contrário, excitando a imaginação infantil de acordo com o conteúdo da história", alerta Theodora.
3. Desperte o interesse
Um modo de conquistar seu filho é revelar as razões que fizeram você comprar o livro que tem em mãos - chame a atenção dele para a capa, as ilustrações; fale sobre o autor e assim por diante.
4. Não controle o vocabulário
Leia de acordo com o texto escrito. Mudar o vocabulário na tentativa de facilitar o entendimento pode servir apenas para empobrecer a narrativa, além de colocar em risco o enriquecimento do vocabulário da criança. Há enorme variedade de livros no mercado, com histórias maravilhosas e de fácil compreensão seja qual for a idade.
5. Faça um passeio pela leitura
Procure sempre ajuda, nas livrarias, para chegar ao livro ideal para o atual momento do seu filho. "Faça da ida à livraria um ritual a ser desfrutado na companhia dele, um passeio tão divertido quanto ir a um parque", sugere Theodora.
6. Crie a biblioteca dele
Preocupe-se em criar um espaço, em casa, para a criança guardar os livros que lhe pertencem. Essa biblioteca deve crescer junto dela, não apenas em quantidade, mas sim em qualidade. Criança de quatro anos não deve ler, por exemplo, o que lia aos dois anos. "Elas mudam muito a cada ano, e os pais precisam estar atentos a essa evolução", aconselha Theodora.
7. Converse sobre o que foi lido
7. Faça questão de interagir com seu filho, converse com ele sobre o que mais despertou a atenção na história - vá além do gostar ou não gostar. Para tanto, leia o livro do começo ao fim para depois retornar ao início e comentar, com ele, trecho a trecho.

O objetivo é fazer a criança recontar a história para você. Muito provavelmente ela vai narrar trechos, os que lhe causaram maior impressão, sem se preocupar em inventar um enredo.
 
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário