terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como a leitura pode ajudar na alfabetização?





Das placas à bula dos remédios, a vida da criança está cercada de informações. Os pais podem ajudar nesta percepção. Vamos ver como eles podem fazer isso?
 
 
O processo de alfabetização não está restrito à sala de aula. A criança é estimulada a ler em todos os lugares. É importante que os pais percebam isso e estimulem-na. A criança pode - e deve - ser estimulada a prestar atenção, por exemplo, no uso que se dá à palavra escrita nas mais variadas situações do dia a dia.
 
 
Tarefa que os pais podem desempenhar com perfeição, agindo como parceiros da escola - o importante é estar em sintonia com o que está sendo transmitido durante as aulas. "O vínculo afetivo presente nas intervenções dos familiares contribui muito para dar sentido ao texto, pois existe a motivação emocional para as descobertas e os avanços compartilhados", realça Marta Campos, coordenadora de comunicação e apoio pedagógico da Escola Viva. "Esse vínculo deixa a criança mais confiante no universo das letras, que ganha fôlego na leitura - a partir daí, o processo é encantador e irreversível."
 
 
Importante: você pode ajudar seu filho a aprender a ler, mas não é o responsável por esta tarefa. Seja parceiro do professor de sala e confie em seus encaminhamentos. Em caso de dúvidas, procure-o para esclarecer suas dúvidas.


A seguir, veja exemplos de como os pais podem agir, em casa, de modo a despertar o interesse pela palavra escrita em seu filho:


Para ler, clique nos itens abaixo:
 
1. Entender a importância
Textos fazem parte do nosso dia a dia e nos ajudam a realizar inúmeras tarefas. Eles nos informam, por exemplo, como devemos ingerir um medicamento ou seguir o passo a passo da receita de modo a fazer o bolo favorito da família.
2. Aplicar ao cotidiano
Mostre ao seu filho como procurar informações nos cadernos do jornal, no índice de um livro, na bula do remédio e em outros tipos de texto escrito que circulam por sua casa. "O valor da leitura deve ser 'ilustrado' nas mínimas coisas do cotidiano de uma criança para que ela perceba o significado e a funcionalidade da comunicação escrita e sinta, mais tarde, vontade de desbravar leituras mais extensas e diversas", confirma a coordenadora Marta.
3. Aguçar o olhar
Repare. Por onde passamos há letreiro, placa ou outdoor em destaque. Eles fazem parte da nossa cultura e são canais importantes de informação.
4. Usar a voz
Leia em voz alta os rótulos dos alimentos, do que está realçado nas estampas das camisetas e/ou nos anúncios das revistas. Desse modo, você insere seu filho na cultura escrita e o estimula a experimentar a leitura por conta própria.
5. Aprofundar-se na história
Conhecer em detalhe as personagens de uma história em quadrinhos ajuda seu filho a antecipar o que está escrito no gibi (pode até ser que ele já conheça o enredo, sabendo mesmo o nome do herói, por exemplo).
6. Estar por perto
Leia a história ao lado do seu filho, facilitando o acompanhamento do texto. "Para mostrar o valor que dão à leitura, os pais sempre contribuem quando servem de exemplo como leitores interessados", lembra Theodora Maria Mendes de Almeida, diretora do colégio Hugo Sarmento, de São Paulo. Caso uma palavra seja reconhecida, aí vai a recomendação: marque a palavra com um círculo e atraia, com isso, a atenção infantil. É outro modo de aproximar a leitura, estimulando seu filho a participar ativamente da experiência.
7. Atualizar-se
Hoje, mais do que nunca, a comunicação acontece por meio de mensagens de texto enviadas por celular e/ou e-mail. É um ritual social que seu filho pode valorizar antes mesmo de ele saber ler e escrever sozinho.
8. Pedir ajuda
 
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!  
 
Crédito: Educar para Crescer          
Quando escrever um bilhete ou preparar uma lista de compras do supermercado, peça a ajuda dele na elaboração do que deve ser destacado. E, à medida que o texto ganhar forma, leia em voz alta de modo a checar, com seu filho, se o conteúdo está correto (e completo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário