sábado, 11 de outubro de 2014

Jogos sociais para crianças até cinco anos

A importância do desenvolvimento emocional e social em crianças jovens, se relaciona com o desenvolvimento cognitivo e, assim, cria uma fundação sólida para futuras realizações escolares.
 
 
Uma das razões principais pelas quais alguns pais enviam seus filhos à escola ainda novos é para que desenvolvam habilidades sociais. Enquanto o foco acadêmico é importante em um ambiente educacional, aumentar as formas que as crianças interagem umas com as outras também é importante. Use jogos em sala para estimular suas habilidades sociais.
 
 
A educadora Megan Waltz diz em seu artigo "A importância do desenvolvimento emocional e social em crianças jovens", que "o desenvolvimento sócio-emocional em crianças jovens se relaciona com o desenvolvimento cognitivo e, assim, criar uma fundação sólida para futuras realizações escolares".
 
 
Dramatização
 
Permita que os alunos participem de alguns jogos de dramatização. Forneça adereços, fantasias e um cenário que imite o dia a dia, como todas coisas para fingir uma cozinha. Faça situações realísticas, como por exemplo cozinhar com um parente, ou que precauções tomar. Pergunte aos pequenos como reagir nesses diferentes tipos de situações quando ocorrerem.
 
 
Cronometrados
 
O site parents.com sugere o uso de um jogo com um cronômetro para ensinar as crianças a compartilhar. Crie diferentes ambientes com vários brinquedos. Uma seção pode ter quebra-cabeças e outro pode ter bonecas, por exemplo. Ajuste o cronômetro para um determinado número de minutos. Quando o cronômetro apitar, todos os alunos imediatamente tem que largar o brinquedo que estiverem segurando, então eles se movem para a próxima estação até que o cronômetro apite novamente.
 
 
Sentimentos
 
Você pode ensinar os pequenos como eles, as vezes, podem perceber como as pessoas estão se sentido baseando-se na expressão facial deles. Leve uma série de imagens de revistas, jornais e outras fontes para a sala, e peça que digam o que eles acham que cada pessoa está sentindo. Use imagens que expressem uma grande variedade de emoções. Você também pode usar uma atividade online chamada "Let's Face It!" (Vamos encarar isso), que demonstra o mesmo conceito só que através de jogos na internet.
 

Jogos de tabuleiro
 
Ensine as crianças como jogar algum jogo de tabuleiro apropriado para a idade delas. Divida as crianças em equipes. Peça que tomem decisões juntas e discuta com eles como devem jogar. Além disso, explique que eles devem torcer para todos os times, o próprio e o dos colegas. Jogar dessa forma vai ajudar as crianças a aprender como revezar, a trabalhar com os outros e a não ficarem chateados quando perderem.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilha!
Crédito: Jen Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário