quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Como usar música na sala de aula com desenvolvimento cognitivo

A música é mais do que apenas entretenimento. É também uma ferramenta para envolver os alunos em vários planos de aula. Isso pode começar com os pais tocando músicas para seus filhos quando ainda estão no ventre da mãe.
 
 
O desenvolvimento cognitivo — pensamento, raciocínio, solução de problemas e compreensão de informação — é vital para o processo de aprendizagem. Usar a música na sala de aula pode estimular a habilidade de compreensão de um aluno e internalizar informações para chegar a decisões e opiniões informadas.
 
 
Instruções
  1. 1
    Toque música durante a leitura e tarefas de sala de aula para manter as crianças focadas e interessadas. Ler e estudar no silêncio pode permitir que a mente vagueie, fazendo a leitura e a compreensão da informação mais difíceis. A música pode ajudar os alunos a reter melhor a informação que é apresentada a eles.
 
  1. 2
    Use músicas como uma ferramenta de memorização. Criar dispositivos mnemônicos faz com que a recordação da informação mais tarde seja mais simples e divertida. Por exemplo, cantar a música do alfabeto tem sido usado a muito tempo para ajudar as crianças a lembrar as letras. Quando for apresentar novos conceitos, usar um ritmo ou uma música rimada pode fazer toda a diferença.
 
  1. 3
    Teste os alunos em suas habilidades de lembrar letras ou informações apresentadas em uma música. Isso irá incutir habilidades ativas de escuta. Toque uma música para os alunos, e diga para eles fazerem anotações enquanto escutam. Então, faça uma série de perguntas baseadas na informação fornecida pela música.
 
  1. 4
    Escreva e apresente novas músicas junto aos alunos em sala de aula. Isso é um exercício de pensamento criativo que muitos deles irão gostar. Por exemplo, escreva uma música que detalhe as funções dos três poderes do governo, ou componha canções para lembrar das tabuadas.
 
  1. 5
    Use diferentes tipos de músicas para produzir o resultado comportamental desejado em sua sala de aula. Use música clássica para acalmar a turma, se estiverem muito agitados. Toque uma música mais animada para amenizar as transações entre as atividades em sala de aula.
 
  1. 6
    Junte a música com imagens ou uma atividade para reforçar conceitos. Enquanto a música é uma ferramenta eficaz de aprendizagem, ela deve ser usada junto com outras ferramentas. Por exemplo, salas de aula da pré-escola gostarão de cantar "Maria tinha um cordeirinho" enquanto olham para figuras de cordeiros ou atuam de acordo com a letra da música.
 
  1. 7
    Integre a música em planos de aula para crianças com  deficiência e alunos com dificuldades de aprendizagem. Isso pode aumentar sua vontade de aprender, enquanto também introduz e reforça conceitos específicos.
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Liza Hollis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário