domingo, 12 de novembro de 2017

Como ajudar seu filho pequeno a lidar com a timidez

A timidez pode se manifestar desde os primeiros anos de vida da criança. Veja como ajudar seus filho a se sociabilizar.

A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não consegue exprimir o que pensa e sente por receio de não ter a aprovação dos outros. Ela mostra desconforto e inibição em situações de interação pessoal. Ela se caracteriza por uma preocupação excessiva com as atitudes, percepções e pensamentos dos demais.

Um dos sinais da timidez é o rubor na face, fala pouco fluente (gaguejar), usar baixo volume de voz, ter pouco contato visual com o interlocutor e apresentar pouca expressão corporal.
Confiram as dúvidas de algumas mães sobre a timidez!

1- Meu filho pequeno se esconde atrás de mim quando alguém que ele não conhece se aproxima. Isso é timidez?

É comum que bebês e crianças pequenas queiram se esconder atrás dos pais quando se deparam com alguém que não conhecem. Essa é uma atitude de proteção que a criança tem com ela mesma, que é muito natural, diz a psicóloga Eliana de Barros Santos.

2- Meu filho pequeno não gosta de ir a festinhas e prefere brincar sozinho. O que devo fazer?

Quando a criança começa a se isolar, prefere estar sempre sozinha e não quer participar de situações que deveriam ser prazerosas, é sinal de que a timidez está se transformando em um problema. "Nessas horas, os pais podem sim intervir em situações em que a criança vá gradativamente aprendendo e ganhando confiança para se expor mais e participar das atividades sociais", diz a psicóloga Eliana de Barros Santos.

3- Meu filho não consegue ficar longe de mim. O que fazer?

Será que ele não consegue mesmo ou é você que o está acostumando a estar sempre perto de você? Pais super protetores podem criar crianças inseguras de explorar novos ambientes ou situações. Os pais têm de se trabalhar para soltar  mais a criança.


E não se esqueça, neste caso, busque orientações com psicólogos e fonoaudiólogos. Eles poderão lhe ajudar!





Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-ajudar-seu-filho-pequeno-lidar-timidez-743072.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário