sábado, 14 de junho de 2014

Sugestões Clínicas para o Uso na Terapia com Afásicos

O que para alguns pacientes é uma tarefa quase "impossível", é para outros pacientes uma tarefa fácil. Vamos conferir como proceder?


Um dos aspectos que se não se deve esquecer durante o decorrer da terapia é "como" o paciente encontra (ou não encontra) a solução da atividade. Em muitos dos casos é mais importante avaliar as estratégias do P na resolução da tarefa do que o fato de ele ter sido bem sucedido ou não.
 
 
A seguir temos uma lista de ideias e sugestões para algumas áreas específicas da terapia com afásicos.
 
 
A) LEITURA EM VOZ ALTA
 
- Numa frase cobrir todas as palavras e só deixar uma palavra visível (no caso, a última) para que o P possa ler. Ex.: Paulo toma /café/
O Terapeuta lê "Paulo toma..." e o Paciente completa lendo a palavra-chave

- Usar palavras escritas na forma maiúscula ou de imprensa
 
- Tocar com a ponta dos dedos na mesa acompanhando o número de sílabas da palavra, enfatizando a sílaba tônica
 
- O Terapeuta começa pronunciando a primeira sílaba da palavra, o Paciente continua a ler

 
- Usar frases tipo : "Eu escovo os ... (a palavra desejada é , no caso, dentes)
O Terapeuta lê a frase e deixa a última palavra em aberto para que o Paciente possa ler
 
 
 
B) ESCRITA

# Cópia
 
- O Paciente deve formar/copiar a palavra que o Terapeuta mostra a ele:

...1. O Terapeuta coloca na mesa todas as letras que a palavra contem, o Paciente as coloca na ordem certa
...2. O Paciente deve ele mesmo procurar as letras que precisa, escolhendo aquelas que constam da palavra (se a palavra tem 5 letras, dá-se ao Paciente um total de 8 letras para que ele escolha as que ele necessita)

...3. O Paciente escolhe sozinho as letras que ele precisa (da caixa de letras do alfabeto)


- O Terapeuta mostra a palavra e a soletra, o Paciente deve escrever/pintar ou desenhar a palavra no papel

- O Paciente copia a palavra "outra vez" - a palavra já está escrita com letras recortadas em papel lixa, o Paciente apenas "copia" a palavra novamente passando o/os dedo/os sobre a palavra (estímulo tátil e visual)

- Copiar letra por letra da palavra (o Terapeuta cobre as outras letras enquanto o Paciente copia uma após outra)

 - O Terapeuta mostra um objeto/foto/desenho com a palavra escrita - o Paciente copia a palavra no papel ou pinta com o dedo/pincel, etc.
 
 
 
# Ditado
 
- O Paciente escreve/pinta ou desenha a letra que o terapeuta lhe diz

- O Paciente forma a palavra dita pelo terapeuta com as letras na mesa (ver acima opções com 3 graus de dificuldade)

- O Paciente escreve/pinta ou desenha a sílaba dita pelo terapeuta

- O Paciente escreve/pinta ou desenha a palavra dita pelo terapeuta
 
 
# Nomear de forma escrita

- O Terapeuta mostra ao Paciente 2 ou 3 desenhos de objetos da mesma área semântica. O Paciente deve escrever/pintar ou desenhar o nome do objeto descrito pelo Terapeuta.

- O Terapeuta usa gestos e mímica mostrando a função da palavra que está sendo procurada - o Paciente escreve/pinta ou desenha a palavra.
 
- O Terapeuta escreve a primeira sílaba da palavra - o Paciente completa escrevendo/desenhando ou pintando a palavra.

- Usar frases tipo : "Eu penteio o ..." A palavra desejada é , no caso, cabelo. O terapeuta lê a frase e deixa a última palavra em aberto para que o Paciente possa escrevê-la.

- O Terapeuta soletra a palavra e o Paciente escreve/pinta ou desenha letra por letra no papel
- Mostrar ao Paciente a primeira letra da palavra, ele completa então com as outras que faltam. Ex. B -- -- -- -- (BANHO)

- Mostrar ao Paciente a figura de um objeto. O Terapeuta também mostra os nomes de 2 ou 3 palavras que se relacionam de forma semântica com a palavra procurada (ou palavras rimadas). O Paciente então escreve/pinta ou desenha a palavra que está sendo procurada.
 
 
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Fonte: Fonoaudiologia.com

 
 
 


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