quarta-feira, 18 de junho de 2014

Disartria Espástica - Disfunção Muscular

Na Disartria Epástica existe uma redução difusa, diminuição da força ou mesmo ausência dos movimentos da fala. A articulação é errante, o tom de voz é baixo e a voz é áspera e abafada.
 
 

Presença da espasticidade associadas com outras características incluindo disfagia, labilidade emocional e fraqueza bulbar.
 
 
 Os neurônios motores superiores transmitem impulsos nervosos das áreas motoras do córtex cerebral do giro pré-central ou pré-motor do córtex aos neurônios motores inferiores e encontram-se localizados no cérebro, tronco encefálico e medula espinhal.
 
 
Lesões neste neurônio ocasionam debilidade e espasticidade contralateral do córtex lesionado (giro pré-central do córtex), sendo evidente a alteração motora nos músculos distais das extremidades da língua e dos lábios, podendo ser uni ou bilateral.
 
 
 A lesão unilateral está localizada em cada córtex motor ou cápsula interna, sendo manifestada alteração nos lábios e parte inferior do rosto. Entretanto, a disartria espástica persistente ou bilateral é causada por uma interrupção bilateral dos neurônios motores superiores que inervam os músculos dos nervos cranianos bulbares.
 

 Os principais sintomas de uma disfunção muscular são:
 
1) Espasticidade
 
2) Fraqueza muscular
 
3) Limitação e lentidão de movimentos.
 


 O distúrbio da fala afeta alguns fonemas, embora as sentenças produzidas sejam gramaticalmente corretas e a compreensão também seja normal. Os fonemas bilabiais, linguodentais e fricativos apresentam-se mais distorcidos do que os outros.
 
 
É importante mencionar há descontrole da respiração devido à incapacidade de vedação velofaríngea, dificuldade de protrusão de língua, de levantar o véu palatal e controlar os movimentos dos lábios, ausência de diferenciação entre sons surdos e sonoros, voz rouca e baixa, frases curtas, ausência de controle fonorrespiratório, distorção de vogais e hipernasalidade.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Fonte: knoow.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário