quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ler para as Crianças!

Siga as dicas de especialistas e faça seu filho de até 12 anos desenvolver o gosto pela leitura. A partir de sete, oito anos, sabe-se que a criança mostra independência na escolha dos títulos que deseja ler, reconhecendo os autores e os ilustradores favoritos. Confiram!
 
 
 
Acontece que o tempo passa rápido e, à medida que a criança cresce, sente-se cada vez mais atraída por atividades que nada tem a ver com livros. Cabe perguntar: como fazer um(a) jovem se mostrar interessado(a) pela leitura a ponto de dedicar regularmente tempo para ela?
 
 
Pais desejosos de estabelecer uma relação de fidelidade entre filhos e livros se atormentam com o problema, de difícil gestão. Ainda mais nos dias atuais, eles que tem os filhos estimulados ininterruptamente pela tecnologia a concentrar a atenção em outras atividades.
 
 

 Apesar dessa concorrência acirrada, cabe aos pais encontrar uma solução - uma ideia é organizar o dia a dia desses jovens de modo a criar horários para tudo, inclusive ler. Confiram algumas dicas sobre a relação entre jovens leitores e livros são destacadas a seguir:
 
 
Ainda é tempo de ler com ele
Ler uma história com alguém é uma atividade de troca - de opiniões, impressões e afetos. Por isso, não deixe de ler com seu filho só porque ele já sabe fazer isso sozinho. "Até parece que saber ler é uma espécie de castigo porque ninguém mais dá atenção à criança, nem mãe nem pai... A leitura infantil precisa evoluir, ganhar desenvoltura, e o papel dos pais é fundamental na tarefa", alerta Theodora.
 
O livro não pode perder para o computador
Nessa idade, inúmeras atividades podem roubar a atenção do seu filho de modo a ele não se interessar mais por livros. A concorrência da tecnologia é intensa, exercendo enorme sedução sobre a curiosidade infantil. Como resolver? "Controle os horários do seu filho, é o único jeito. Porque ele precisa ter tempo para estudar, fazer a lição de casa, jogar na internet, brincar, ler livros... E também não fazer nada".
 
O ambiente facilita
Criar, em casa, um espaço só para os livros infantis, onde a criança poderá se acomodar com conforto para ler a qualquer momento, é outro modo (eficiente) de estimular a leitura.
 
É importante ter favoritos              
Quanto mais livros, autores e ilustradores seu filho conhecer, tanto mais à vontade ele falará a respeito, comparando diferenças sobre modos de contar a história e de desenhar, permitindo desenvolver suas preferências literárias.
 

 
Dicas para os pais!  Sabe o que fazer para estimular a leitura em quem já se comporta como dono do próprio nariz? Dê atenção a estas sugestões de comportamento para trazer o foco da atenção do seu filho para os livros.
 
 
1. Organização é essencial
Encontre um jeito de organizar sua agenda diária para sempre estar disponível para ler com seu filho.
 
2. Divida os livros com ele
Os pais devem se manter informados pela escola dos livros que serão lidos ao longo do ano letivo. Com os dados atualizados, cabe aos pais acompanhar a narrativa de cada livro, revezando a leitura dos capítulos com a criança.
 
3. Ajude-o a descobrir as referências
Visite sites, use a internet para levantar dados sobre os autores e ilustradores que seu filho admira. Quando mais informação trouxer à tona, maior a possibilidade de atrair a criança para esse universo literário.
 
4. Reserve alguns minutos diários para leitura              
É preciso criar o horário da leitura: 30 minutos por dia, ou então, um número definido de capítulos.
5. Crie uma leitura sob medida!
Como tornar o livro (quase) insubstituível? Criando um ambiente de leitura próximo do ideal, escolhendo títulos que tenham a ver com a personalidade e os gostos do seu filho, encontrando tempo para ir à livraria regularmente na companhia dele etc.
 
6. Troque experiências e ouça o lado dele              
É importante comentar com seu filho as histórias que marcaram sua adolescência, relembrando os títulos que você leu quando tinha a mesma idade... Mas atenção: é preciso respeitar um dos direitos do leitor, o de não gostar de uma história.
7. Preserve a narração tradicional              
Lembre-se: livro ilustrado, sem palavras, também estimula a criança a se interessar pela leitura desde cedo. Mas nada deve substituir a história narrada de modo tradicional.


Este conteúdo foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Fonte: Educar para Crescer



Nenhum comentário:

Postar um comentário