quinta-feira, 12 de junho de 2014

Afasias de Condução e Global

Hoje iremos conhecer a Afasia de Condução e a Afasia Global. As duas, se não forem tratadas corretamente, podem causar vários problemas no processo de aprendizagem das crianças. Fiquem atentos e procure ajuda especializada!
 
 
Na Afasia de Condução, a compreensão está relativamente preservada e a fala é fluente e espontânea. Existe, entretanto, incapacidade de repetir palavras corretamente.
 
 
 
Já a Afasia Global é a perda de todas as capacidades de linguagem : compreensão, fala, leitura e escrita, sendo causada geralmente por um infarto completo no território da artéria cerebral média esquerda; os pacientes, sendo assim, também apresentam geralmente hemiplegia direita (total perda de força do lado direito do corpo), além, de demência associada; o prognóstico é mais reservado.
 
 
 
Exercícios Expressivos
 
 
Use cartões de imagem, cartões de propagandas ou faça seus próprios com fotos  de revistas ou imprimindo do computador e peça ao paciente para nomear os objetos dos cartões. Faça jogos de palavras, como dar o nome oposto, ou faça uma série de perguntas sim ou não como, "O vidro irá quebrar?" ou "O fogo é quente?" Use pistas verbais ou cartões de imagens, peça que o paciente agrupe os objetos em categorias. Por exemplo, use fotos de maçãs, laranjas e bananas.
 
 
Pergunte a qual categoria pertencem. Usando conversas ou fotos, faça perguntas de comparação. Mostre fotos de um gato e um leão e pergunte qual dos dois é o maior. Ajude o paciente no trabalho de nomear objetos, e não negligencie os verbos. Para ajudar com isso, use instruções verbais ou cartões de imagens, faça perguntas funcionais. Por exemplo, ao mostrar uma foto de uma vassoura, pergunte se você a usa para varrer ou lavar.
 
 
Exercícios Receptivos
 
 
Cartões de imagens são mais úteis para fazer exercícios em casa para ajudar com as dificuldades de linguagem receptiva com afasia. Por exemplo, peça ao paciente que indique a imagem que mostra uma fruta. Ou a imagem que mostra uma pessoa triste. Peça ao paciente que indique qual item é usado para tocar música.
 
 
Faça perguntas mais envolventes, como o que essa pessoa precisa usar com esse item; mostre um prego e, em seguida, fotos de uma serra, martelo e régua. Trabalhe com preposições, colocando os objetos em posições diferentes. Por exemplo, use uma caixa e coloque uma colher ao lado, uma atrás e outra dentro dela. Peça ao paciente que aponte para a colher que está atrás da caixa.
 
 
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Fonte: ehow.com.br


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