quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lição de casa na Educação Infantil: limites

Os benefícios de fazer uma boa lição de casa estão comprovados por diversas pesquisas. As tarefas escolares bem elaboradas ajudam a fixar o conteúdo, ensinam a importância de estudar fora da escola e até desenvolvem a responsabilidade e a autonomia. Então, quanto mais cedo a criança começar a fazer lição de casa, melhor, não é?! Não, não é bem assim!
 
 
Foto: licao de casa
 
 
A Educação Infantil, que atende crianças de até seis anos, é uma etapa importante para os pequenos, que influenciará toda a trajetória escolar e, por isso, seu ritmo deve ser respeitado.
 

Frequentar uma boa pré-escola garante às crianças mais chances de ter um desempenho escolar melhor e de se tornarem mais cooperativas, independentes e sociáveis. Com esse resultado, podemos entender qual é a principal função da Educação Infantil: desenvolver a socialização.
 
 
E as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, publicadas pelo MEC em 2009, determinam que a maneira adequada para promover esse desenvolvimento são as brincadeiras e as interações.
 
 
Tudo ao seu tempo

 As crianças muito pequenas não estão preparadas para completar exercícios e listas, muito menos dominar conteúdos pré-determinados. Exigir isso antes da hora é prejudicial.
 
 
A lição de casa geralmente está associada a uma rotina estudantil mais formalizada e muitos pais se perguntam, com razão, se a escola infantil está certa em mandar atividades para casa. Eles se preocupam, pois a tarefa pode se tornar estressante e desanimadora, criando nas crianças até uma aversão aos estudos.
 
 
O problema não é a existência da lição de casa em si, mas se o formato e o conteúdo propostos são apropriados para a Educação Infantil. A experiência nesta fase deve ser ligada à descoberta do mundo, do outro, da vivência e da brincadeira.

 Reunimos as principais dúvidas dos pais em relação ao tema e consultamos diversos especialistas para solucioná-las. Confira as respostas:
 
 
1. Deve haver lição de casa na Educação Infantil?
Os estudiosos não têm uma opinião só. O importante, na verdade, é avaliar se atividades propostas são adequadas. "O eixo da aprendizagem na Educação Infantil deve estar na brincadeira", reforça Clélia Cortez, coordenadora Instituto Avisa Lá, em São Paulo. E a lição de casa também deve ter essa visão pedagógica: centrada em experiências lúdicas e na descoberta livre do mundo.
 
 
2. Existe idade certa para uma criança começar a ter lição de casa?
A professora Tânia Fortuna, da UFRGS acredita que as atividades para casa são produtivas mesmo entre as crianças menores. Os pais devem, porém, avaliar se elas fazem sentido para os pequenos. Assim, a lição faz a ponte entre a escola e a casa e estimula as crianças longe do ambiente escolar.

3. Como saber se as atividades propostas são adequadas para o desenvolvimento do meu filho?
A lição de casa deve estar sempre integrada com aquilo que a criança está aprendendo na escola e também deve ser compatível com a faixa etária dela. Se a criança não é capaz de realizar a tarefa, não faz sentido mandar isso para casa.

É preciso avaliar também a proposta da lição, se ela estimula a criança ou apenas exige que ela cumpra uma rotina de exercícios repetitivos e sem sentido. Atividades que cobram o domínio de algum conteúdo também são apontadas pelos especialistas como inadequadas, pois antecipam a escolarização da criança.

As atividades para a casa também não podem ser a "sobra da aula". Isso é um sinal de que faltou planejamento por parte do professor. A lição deve ser enviada para casa com um propósito claro.


4. Qual é a quantidade recomendada?
A capacidade de concentração das crianças pequenas é limitada. A professora de Psicologia da Educação Tânia Fortuna na UFRGS orienta que para as crianças de até 3 anos, as tarefas devem ser simples o bastante para ser completadas em menos de dez minutos. Para crianças de 3 a 5 anos, esse tempo não deve ultrapassar 20 minutos. "Uma escola que solicita muitas tarefas e que é "puxada" não necessariamente oferece o melhor ensino", diz a professora.
 

5. Qual é a periodicidade ideal?
"As atividades não devem ser diárias, formalizadas, de maneira a deixar "pesada" a rotina do estudante", atenta a coordenadora pedagógica da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, Julia Souto Guimarães Araújo. Como geralmente a presença dos pais é solicitada, o prazo deve ser razoável para possibilitar a participação, incluindo, pelo menos um fim de semana.
 

6. Qual é a função das atividades enviadas para casa na Educação Infantil?
Toda lição de casa é uma ponte entre a escola e a casa. E na Educação Infantil isso é ainda mais importante. A lição dá oportunidade para que a criança possa falar com a família sobre o que está aprendendo.
 

7. Como os pais devem participar das atividades enviadas para casa na Educação Infantil?
             
As crianças pequenas geralmente não conseguem se organizar sozinhas para fazer a lição de casa, por isso os pais devem ajudar, organizando o tempo e providenciando um local adequado, além dos materiais necessários. O papel dos pais deve ser estimular e apoiar, o importante é estar junto e demonstrar interesse.

É comum os pais quererem segurar a mão da criança para ajudá-la na atividade, porém isso mais atrapalha do que ajuda. O principal alerta, que se repete para toda a vida escolar da criança, é: fazer com a criança é completamente diferente de fazer por ela. 

8. Os pais devem corrigir a atividade antes de enviar para a escola?
Não, pois isso impede o professor de acompanhar o real desenvolvimento do aluno. Se o filho perguntar se o que fez está correto, os pais podem valorizar o esforço e a dedicação, mas não entrar na discussão sobre certo e errado, até porque esse conceito na Educação Infantil não é fechado. Deixe claro que, se houver algum erro, ele aprenderá com o professor, na escola. A criança não pode achar que errar é grave ou ruim, se não ela crescerá com medo de errar, com medo de provas.
 

9. Como deve ser feita a correção das atividades na escola?
Na Educação Infantil, a avaliação não ocorre de maneira fechada, restringindo-se a critérios de certo e errado. Essas noções são construídas de forma gradual ao longo dos anos a partir do Ensino Fundamental 1.
 

10. O que fazer se a criança chora na hora de realizar essas atividades?
O choro é sinal de que há algo errado e os pais devem investigar a origem dessa frustração. Se o momento de aprender está se tornando uma tortura para a criança, ela pode criar uma aversão ao estudo. O choro pode indicar uma dificuldade de aprendizagem, uma exigência além do que a criança pode cumprir, um excesso ou até mesmo uma dificuldade em enfrentar conflitos.
 

11. Por que as brincadeiras são tão importantes nessa fase?
A especialista em Educação Lourdes Atié responde que "crianças pequenas devem aprender o que for compatível com o seu desenvolvimento. É pela brincadeira que elas entendem o mundo", analisa. E ao professor, cabe mediar essa experiência, tentando sempre enriquecê-la.

A brincadeira desenvolve iniciativa, curiosidade, interesse, senso de responsabilidade individual e coletiva.

As crianças também aprendem a lidar com medo, inveja, ódio, raiva, fracasso e outras experiências psíquicas. Por meio do brincar, consigo me colocar melhor no mundo, entender o que o professor ou o texto estão querendo me dizer e me posicionar diante disso.

 
 
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Crédito: Educar para Crescer

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