sábado, 30 de agosto de 2014

Tratamento para TOC

Medos exagerados de se contaminar, lavar as mãos a todo o momento, revisar diversas vezes a porta, o fogão ou o gás ao sair de casa, são alguns exemplos de sintomas característicos  do transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC e que são popularmente conhecidos como "manias". Você sabe como ocorre o tratamento?
 
 
O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência causando acentuada ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (contaminação, a casa incendiar), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico.
 
 
Etapas do tratamento para o Transtorno Obsessivo Compulsivo pela  Terapia Cognitiva Comportamental:
 
 
1 – O psicólogo verifica o grau de comprometimento através de testes e entrevistas.
 
 
2 – Realiza uma lista com os sintomas e situações que causam ansiedade, como por exemplo a necessidade de lavar as mãos, etc.
 
 
3 - Exposição e Prevenção de Respostas são duas técnicas específicas que ajudam o paciente a se habituar e tomar contato com os objetos temidos, como por exemplo o medo de tocar maçanetas. Inicialmente o psicólogo pode realizar a exposição na imaginação e gradualmente para situações ao vivo. O treinamento é feito até que o paciente não se sinta ansioso.
 
 
4 – O psicólogo irá verificar se aparecem novas obsessões e rituais em substituições aos que já foram eliminados.
 
 
Obsessão por lavar (mãos ou objetos): pode-se restringir quantas vezes e em que ocasiões o paciente irá lavar-se. Para os que tem compulsão por verificar portas ou outros objetos, pode-se impor um número limitando as verificações.
 
O psicólogo poderá ser constantemente solicitado pelo paciente a confirmar informações, mas ele perceberá que este comportamento faz parte de seu quadro de compulsões e tomará cuidado para não incrementar os sintomas. Os parentes também serão orientados a manter a conduta em casa respondendo apenas uma única vez e lembrando que a busca contínua pelas respostas é um sinal do TOC.
 
Antes de se iniciar qualquer uma das etapas citadas, é importante que tenha sido construído um bom vínculo de confiança entre o paciente e o psicoterapeuta.
 
 
O trabalho cognitivo acontece através da eliciação e a discussão dos pensamentos automáticos e intrusivos. O psicólogo ajudará o paciente a entender seu medo disfuncional e dos esquemas de responsabilidade, e junto com seu paciente modificará as interpretações irrealistas.
 
 
O pensamento mágico e fusão de pensamento e ação também serão tratados. O psicólogo fará o esclarecimento sobre os efeitos de não ritualizar e realizará o questionamento socrático.
 
 
O objetivo da terapia para o TOC é enfraquecer as associações entre obsessões e aumento da ansiedade e entre compulsões e alívio de ansiedade. Para isso o psicólogo oferece repetidas vezes a oportunidade de contato com o estímulo que dispara o medo obsessivo e, simultaneamente, o impede os comportamentos compulsivos associados. E assim quando a obsessão não é seguida por rituais, o paciente aprende que as compulsões não são necessárias para prevenir desastres ou reduzir a ansiedade.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário