terça-feira, 26 de agosto de 2014

O psicólogo na educação infantil

O trabalho do psicólogo na educação infantil permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos, motores, funcionais e relacionais. Vamos conferir?
 
 
Para que o desenvolvimento integral da criança se dê de forma satisfatória, o psicólogo tem como objetivo, na educação infantil, junto aos professores encorajá-los a desenvolver cada vez mais um papel ativo no processo educacional; junto aos pais auxiliá-los no âmbito das dúvidas e problemas enfrentados pela família e junto às crianças um acompanhamento para avaliar questões de desenvolvimento global, comportamento e processo de aprendizagem.
 
 
Anamnese
 
A anamnese é uma entrevista investigatória a cerca da gestação, do parto e dos primeiros anos de vida da criança. Essa entrevista tem por objetivo investigar possíveis comprometimentos no desenvolvimento global da criança, podendo levantar hipóteses a cerca das causas de dificuldades enfrentadas por elas.
 
 
Processo de Adaptação
 
Por ser o primeiro agente socializador fora do círculo familiar da criança, a escola torna-se a base da aprendizagem caso ofereça todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida. Assim, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar, e consequentemente no social, é necessário que haja um processo de adaptação saudável e tranquilo desse novo ambiente, estabelecendo relações interpessoais positivas, como aceitação e apoio, possibilitando assim o sucesso dos objetivos educativos.
 
 
 A adaptação pode ser facilitada através de algumas ações. Promover a integração escola – família – criança é fundamental para que esse período se dê forma tranquila  Abrindo um espaço onde os pais podem relatar a história de vida da criança, os estressores familiares, a dinâmica da família, destacar seus sentimentos e expressar suas expectativas quanto à entrada do filho na escola. Pois caso a família apresente sentimentos ambivalentes, culpa, nervosismo e apreensão, a criança percebe e reage a esses sinais.
 
 
Avaliação das Crianças 
 
O trabalho de avaliação psicológica se faz a partir da rotina de observação das crianças com o objetivo de conhecer as relações que elas conseguem estabelecer com os professores, com os colegas e com o meio, sempre atento ao nível de desenvolvimento esperado. Caso identifique-se a necessidade de uma atenção individual a uma determinada criança, esse atendimento será realizado por meio de diálogos e da utilização de técnicas lúdicas que permitam à criança expressar possíveis sofrimentos ou dificuldades de socialização. Caso a demanda transcenda o trabalho no espaço escolar, faz-se o encaminhamento ao profissional especialista, por exemplo, psicólogo clínico, psiquiatra, neurologista, fonoaudiólogo.
 
 
Acompanhamento da Rotina das Crianças 
 
Poderá ser realizado o acompanhamento da rotina das crianças com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento suas potencialidades, no que diz respeito aos aspectos físico, intelectual, psicológico, afetivo, motor, artístico e social, valorizando suas formas de expressão e ajudando-as a se sentirem mais seguras e felizes. Entendendo a escola como um ambiente de criação de condições para a socialização, a autonomia e o equilíbrio emocional; a especulação e exploração dos materiais apropriados ao seu desenvolvimento, integrando sociabilidade, representação e organização do pensamento; através da expressão verbal, corporal e criadora; esse acompanhamento levantará dados para o planejamento, auxílio e reflexão do fazer pedagógico junto a toda equipe.
 
 
Oficinas para Crianças 
 
Para dar conta da complexidade do trabalho dentro da escola infantil, oficinas poderão ser criadas, baseadas nas etapas do desenvolvimento infantil. Privilegiando o lúdico e a construção do simbólico, oficinas “de desenho” e “de contação de histórias”, por exemplo, exercem um papel organizador das relações sociais, auxiliando a estruturar o pensamento da criança, além de estimular as experiências do grupo. As temáticas ficam a cargo das necessidades identificadas pela equipe.
 

 
Demandas Familiares 
 
Além dessas entrevistas iniciais, pode-se trabalhar com atendimento aos pais para orientações sobre demandas trazidas pelos professores ou mesmo a pedido da família, pois família e escola assumem conjuntamente as responsabilidades pela formação das crianças.  Os pais ainda são referências essenciais para a criança, assim uma aproximação efetiva dos familiares com a instituição se torna de extrema importância caso as famílias enfrentem períodos críticos, mobilizantes, de transição, onde haja eventos considerados estressantes, ou em que as tarefas exigidas das famílias se modifiquem. Durante as crises, as famílias precisam criar estratégias de adaptação e flexibilidade frente às adversidades, para que as mesmas possam ser vividas saudavelmente, sem prejuízo negativo para a dinâmica familiar.
 
 
Reuniões e Palestras
 
Participação em reuniões de equipe e de pais, organização de palestras para a equipe e para os familiares.
 
 
Acompanhamento do Trabalho de Equipe
 
A criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. E o professor é quem prepara e organiza o ‘microuniverso’ da busca e do interesse das crianças. A postura desse profissional se manifesta na percepção e na sensibilidade aos interesses das crianças que, em cada idade, diferem em seu pensamento e modo de sentir o mundo. Pensando nisso, pode-se trabalhar no auxilio do desenvolvimento da prática pedagógica, promover discussões com os professores sobre diferentes temas que surgem no dia-a-dia escolar, tais como, limites, atuações criativas e a autoridade do professor, possibilitar a problematização e questionamento dos conflitos existentes nas relações com os alunos e toda a comunidade escolar.  
 
 
Também buscar relacionar as atividades pedagógicas com os aspectos do desenvolvimento infantil e criar um espaço de escuta e acompanhamento do cotidiano do professor, propiciando um conhecimento de suas necessidades. Auxiliando o educador nas suas tarefas cotidianas, pode-se ajudá-lo no convívio das relações grupais, nas relações de equipe, na construção da turma enquanto grupo;  a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos ensino/aprendizagem com base nos fundamentos teóricos que sustentam sua prática, possibilitando que ele possa compreender e encaminhar, com clareza, o percurso de escolarização de seus alunos evitando os excessivos encaminhamentos a sessões psicopedagógicas.
 
Buscando contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando à formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários; busquei relatar a cima diversas possibilidades de intervenção da psicologia dentro de uma escola infantil.
 
 
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