terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sono ... Onde estou mesmo?

Por que seria melhor para a saúde dos adolescentes se o horário de ir para a aula fosse mais tarde? E por que os pais precisam cortar internet, videogame e celular até altas horas da noite? Para que a molecada possa dormir mais e melhorar tanto o boletim quanto o humor!
 
 
Cabeça no mundo da lua em plena sala de aula, notas em queda livre, falta de disposição para tudo e reclamações cada vez mais frequentes por bagunça, brigas e discussões em classe - se esse quadro lhe parece familiar, seu filho pode estar dormindo menos do que deveria. Ou na hora errada.
 
 
De acordo com a recomendação de especialistas em sono, um adolescente necessita de pelo menos nove horas de repouso - isso mesmo, nove horas! - para garantir uma rotina saudável de estudos.O problema é que essa rotina mostra-se impraticável na maioria dos lares brasileiros.
 
 
Outro fator parece contribuir bastante para o pensamento voar para as nuvens nas primeiras aulas do dia: os novos brinquedinhos eletrônicos da garotada. Com internet, telefone celular, videogame e a própria TV, os jovens, que já não deveriam deitar depois das 23 horas, acabam invadindo a madrugada no Twitter, mandando mensagens de texto, navegando na web, teclando com amigos online, disputando jogos virtuais ou simplesmente assistindo a um filme.
 
 
E os responsáveis por isso não são apenas o horário escolar e as distrações eletrônicas. Muitas vezes os pais chegam tarde e a casa fica acesa até altas horas. Os filhos reproduzem esses hábitos. Paralelamente, o consumo de cafeína cresceu muito entre os jovens, em suas mais variadas formas, como refrigerantes, café, energéticos, pó de guaraná, chocolates e outros alimentos."
 

Os problemas de nota baixa ligados à falta de sono têm a ver com a fadiga dos neurônios responsáveis pelo raciocínio. Essa disfunção também leva a quadros depressivos, que se desdobram em vários outros problemas. Irritação, agressividade, violência gratuita, problemas com alimentação, como obesidade ou anorexia, além de uma visão com perspectiva negativa do mundo e um estado de angústia permanente, contribuem para que muitos busquem uma saída nas drogas e no álcool.
 

Precisaria haver uma nova disciplina com horários rígidos para os jovens conviverem com a família e terem tempo para se divertir, mas sem comprometer as preciosas horas de sono, sempre mantendo a rotina nos fins de semana.
 
 
As diferentes necessidades para cada etapa da vida
 
Criança: mais de 10 horas
 
A imaturidade neuronal faz com que ela precise de mais tempo de sono. Um recém-nascido chega a dormir cerca de 20 horas por dia. A partir dos 3 ou 4 anos de idade, são necessárias de 11 a 12 horas de repouso ininterrupto. Aos 9 anos, a criança já pode dormir só dez horas, mas não antes dessa idade.
 
 
Adolescente: de 8 a 9 horas e meia
 
O desenvolvimento do cérebro prossegue acelerado na puberdade. Nessa fase, porém, o jovem depende do sono principalmente para crescer. É a idade daquele estirão, e o hormônio do crescimento, produzido durante a madrugada - e só com o organismo adormecido profundamente -, faz a diferença. Além disso, a garotada precisa estar descansada para administrar todas as transições da adolescência.
 
 
Algumas estratégias que podem ajudar seu filho
   
1. MONITORES DESLIGADOS
 
Desativar tudo o que tem tela uma hora antes de dormir ajuda o organismo a se preparar para um sono tranquilo. Isso vale para celular, computador, smartphone, televisor e videogame - equipamentos, aliás, que idealmente nunca devem ficar no quarto.
 
 
2. BANHO MORNO
 
A boa e velha aguinha quente sobre os ombros é, sim, tiro e queda para os mais agitados. A ducha relaxa a musculatura, o que favorece os bocejos.
 
 
3. LUZ AZUL
 
Reduzir a luz ambiente também faz toda a diferença. O ideal é deixar apenas uma luz azul de baixa intensidade no quarto, se o adolescente tende à insônia. A luz dessa cor facilita a sincronização das ondas cerebrais para o sono.
 
 
4. UMA CEIA LEVE
 
Nunca deixe seu filho ir para a cama de barriga cheia: a digestão atrapalha o sono. E nada de estimulantes, como café ou "refris" tipo cola no jantar. Antes de ir para a cama, a melhor pedida é mesmo tomar um leite, uma vitamina de frutas ou, até mesmo, comer algumas torradas.
 
 
5. NADA DE EXERCÍCIO
 
Atividade física favorece o sono, é fato - mas só quando é feita durante o dia. À noite, no máximo alongamentos, ioga e outros exercícios relaxantes, se o jovem gostar disso. Música calma e leitura com luz indireta também ajudam a chamar o sono.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário