quarta-feira, 20 de agosto de 2014

13 coisas que você não deve dizer ao seu filho

Nem sempre a mensagem que os pais passam é aquela entendida pelas crianças. Saiba como e por que é preciso escolher bem as palavras antes de dar broncas e falar com o seu filho .
 
 
"Seu pai não vai gostar nem um pouquinho de você se você fizer isso"
 
Não misture amor e castigo!

 Muitos pais usam essa tática de vincular castigo à ideia de afeto na hora de dar limites para o filho. Mas para a psicóloga Rosana Augone, isso jamais deve ser feito, porque deixa a criança insegura e ansiosa. "Porque a criança entende que se ela fizer alguma coisa errada, os pais vão deixar de gostar dela. Nesse caso, ela não sente só a insegurança de fazer a coisa certa, de ser adequada, de ser aprovada, mas também a insegurança do amor, do afeto do outro", explica.


 É preciso deixar claro que há outras maneiras pelas quais o filho deve obedecer ao pai, seja porque ele é autoridade, porque não aceita aquele tipo de atitude, porque é errado, porque é ele que manda, porque é o limite. O importante é mostrar que "nada disso deve correr pela questão do amor. Você pode ficar desesperado, decepcionado, perdido, triste, magoado, se questionar sobre a educação deu... mas o fato é que você não vai deixar de amar o seu filho por causa disso", diz Rosana.


 A especialista também chama atenção para as consequências futuras desse tipo de criação - por exemplo, pessoas que não falam algo importante para o parceiro ou filhos por medo de perder o amor deles. "Esses adultos são frutos dos pais que diziam ‘olha, se você fizer isso eu não vou gostar mais de você’. É a criança interna do adulto se manifestando", explica a psicóloga.


Fale de outro jeito: "Eu amo você, mas isso que você está fazendo eu não vou suportar. Eu vou segurá-lo e não vou deixar você fazer".
 
 
Confira amanhã a 4ª dica! Não perca!
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário