sexta-feira, 22 de agosto de 2014

13 coisas que você não deve dizer ao seu filho

Nem sempre a mensagem que os pais passam é aquela entendida pelas crianças. Saiba como e por que é preciso escolher bem as palavras antes de dar broncas e falar com o seu filho.
 
 
"Você não tem malícia, é muito bobo!"
 
              
Não ridicularize as atitudes de seu filho!

Ser uma pessoa prestativa, ingênua ou um bom amigo não devem ser características ruins ou depreciadas - principalmente quando o seu filho as considera aspectos fortes dele mesmo. É preciso valorizar essas qualidades relacionadas à ética e à integridade. "As pessoas altruístas, que fazem mais pelos outros, têm mais chances de ser felizes, costumam ter mais amigos e estar mais de bem com a vida", explica Andrea Ramal em seu livro Filhos bem-sucedidos (Editora Sextante).


 Os pais que ridicularizam esse tipo de comportamento ou fazem essa crítica acabam incentivando apenas a competitividade entre as crianças - ainda que a mensagem que queiram passar seja que o filho tenha mais cuidado com as pessoas ao redor e não se deixe enganar pelos outros. É preciso ter uma conversa mais profunda, que não desmotive esses valores no nele, mas também o alerte para os perigos e as malícias de outras pessoas.


Fale de outro jeito: "Eu sei que você valoriza as qualidades dos outros, é bom ser assim, mas tome cuidado porque algumas pessoas são mal intencionadas".



Confira amanhã a 7ª dica! Não perca!
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário