sábado, 23 de agosto de 2014

13 coisas que você não deve dizer ao seu filho

Nem sempre a mensagem que os pais passam é aquela entendida pelas crianças. Saiba como e por que é preciso escolher bem as palavras antes de dar broncas e falar com o seu filho.
 
 
"Vamos parar com esse quebra-cabeça, está muito difícil!"
 
Não proteja seu filho do fracasso!

 Muitos pais usam esse tipo de frase na tentativa de proteger os filhos da decepção ou frustração. Mas, independentemente de o jogo ser mais avançado que a idade do filho ou de a criança não estar apta a vencê-lo, ao fazer isso, os pais passam a ideia - e os filhos entendem - de que diante de desafios não tem problema desistir.


 A realidade, porém, é justamente o contrário. É preciso ensinar os filhos desde pequenos que os erros são como oportunidades de progresso e que esforço e dedicação são essenciais para conseguir se autossuperar e ter persistência para alcançar os seus objetivos. "Associar a diversão, uma coisa positiva, ao esforço é muito bom, porque cria pessoas mais dispostas a realmente enfrentar os desafios", explica a educadora Andrea Ramal.


 A frase "Meu filho não estudou nada e tirou nota 10" também entra nesse caso, já que sugere que pessoas inteligentes não precisam estudar muito que mesmo assim tiram notas boas - quando, na verdade, mais do que o resultado, o importante é elogiar e valorizar o esforço.


Fale de outro jeito: "Que divertido! Vamos precisar nos esforçar muito para acabar com essa brincadeira difícil!"; "Esse desafio está muito complicado para a sua idade, mas vamos voltar nele quando você tiver condições".
 


Não perca! Na próxima semana teremos mais dicas! Fiquem ligados!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário