segunda-feira, 18 de agosto de 2014

13 coisas que você não deve dizer ao seu filho

Nem sempre a mensagem que os pais passam é aquela entendida pelas crianças. Saiba como e por que é preciso escolher bem as palavras antes de dar broncas e falar com o seu filho.
 
 
1. "Esse aqui é o bagunceiro da família"            
 
Não rotule!

 "Meus três filhos. Esse aqui é o ‘cabeça’ da família, entende tudo de videogame. Esse aqui não, é o palhaço - só sabe fazer palhaçada. Agora esse aqui a gente nem sabe, não abre a boca para nada". Mal sabem os pais que, ao fazerem esse tipo de apresentação clássica, eles estão rotulando os filhos e, muitas vezes, contribuindo para que eles sejam apenas isso. "Os pais são a referência da criança, então se o pai e a mãe que ela ama tanto estão dizendo que ela é aquilo, tem aí uma necessidade de preencher essa expectativa", explica Rosana Augone, psicóloga com especialização em psicodrama pedagógico, psicomotricidade e psicopedagogia.


 Essa questão de rotulação também ocorre em outras situações, como quando a mãe quer alertar a escola que o filho está malcriado em determinado dia: "hoje ele está péssimo. Já brigou lá em casa, não quis tomar banho, não quis por uniforme. Não está nada bem!". Por melhor que seja a intenção dela, é preciso saber a forma e a hora de dar esse recado - nunca perto do filho, apenas em particular com a diretora ou professora. "Não fale na frente dele, porque assim acaba impondo para ele uma condição que ele pode ter, mas quando chega aqui ele não quer mais. O filho não tem nem a chance de chegar na escola e fazer outra coisa", diz Rosana.


 Ainda que os filhos tenham características mais marcantes, é importante sempre contextualizar melhor, para que a criança perceba que ela é mais do que um simples rótulo e se sinta melhor representada. "A criança pode ter esse traço ou pode estar em uma fase, para se diferenciar do irmão. Porque ela tem essa plasticidade. Mas na hora que você rotula e põe uma forma ali, ela fica aprisionada", explica a psicóloga.


Fale de outro jeito: "Olha, esse aqui é o fulano, o mais bagunceiro dos três, está na quinta série. Ele é muito bom em matemática, é muito brincalhão, apesar de não gostar muito de bola".
 
Confira amanhã a 2ª dica! Não perca!!!!!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário