quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fatores que Interferem na Voz

As alterações de voz são responsáveis por queixas, licenças médicas, afastamentos e readaptações funcionais, representando prejuízos para o trabalhador e para toda a sociedade.
 
 

1º) Competição sonora: evite falar competindo com ruídos ambientais ou querendo se sobrepor à fala alta do(s) interlocutor(es). Providencie o fechamento de janelas ou portas, peça silêncio, articule melhor as palavras e reduza a velocidade de fala, em vez de competir com o ruído.

 
2º) Pigarrear: esse ato de raspar a garganta, útil em situações em que temos muito muco grudado nela, pode se tornar um hábito empregado de modo desnecessário e lesivo, uma vez que as pregas vocais se tensionam de forma exagerada.

 
 3º) Gritar: ato que machuca as pregas vocais pela tensão e atrito exagerados. Deve-se procurar falar mais pausadamente e se aproximar do interlocutor.

4º) As mudanças bruscas de temperaturas também são prejudiciais à voz.

5º) Atividades extras: atividades vocais exageradas, sociais ou religiosas (como participar de gincanas, torcidas esportivas, corais ou comandar grupos grandes), podem ser consideradas abuso vocal. Nos momentos fora da sala de aula, procure ficar de repouso vocal ou utilizar a voz de forma reduzida.
 

6º) Cigarro e qualquer tipo de droga irritam a mucosa do trato vocal e aumentam a sensação de pigarro, podendo causar alterações nas pregas vocais.
 
 
7º) Bebidas alcoólicas devem ser evitadas. Além de irritarem a mucosa do trato vocal, tem efeito anestésico e mascara o abuso vocal.
8º) Sprays, pastilhas e dropes também tem efeito anestésico, mascarando os sintomas e permitindo os excessos vocais.
9º) Ambiente de trabalho ruidoso, tenso e estressante é prejudicial à voz. Ele propicia tensão corporal e laríngea, e a emissão vocal,  nessas condições é feita com esforço, levando a um desgaste vocal.
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Cartilha de Orientação da Voz - UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário