quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Meu filho é sedentário e agora?

Pela primeira vez na história, é esperado que crianças com 10 anos de idade tenham uma expectativa de vida menor que a de seus pais. O sedentarismo afeta não só a saúde, mas a economia, o desenvolvimento motor e até o desempenho escolar.
 
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma pessoa inativa aquela que faz menos de 150 minutos de atividade física por semana. Já uma criança na faixa etária de 6 a 17 anos precisa fazer no mínimo 300 minutos de atividade física por semana para não ser considerada sedentária.
 
 
 Isso significa 60 minutos de movimentação, cinco vezes por semana - que não precisam ser contínuos e podem ser feitos em blocos de 10 minutos, por exemplo. E aqui valem todas as formas de movimento físico: correr, caminhar, pular, girar, alongar, jogar, pegar etc.


A melhor maneira de garantir que o seu filho faça parte desse grupo saudável é fazendo da prática da atividade física um hábito familiar. Afinal, que melhor modelo que não pais dispostos e/ou atletas na hora de convencer o filho a deixar de ser preguiçoso e sedentário?


Além disso, é preciso incentivar uma vida ativa com atos concretos, não apenas pelas palavras. "Conhecimento por si só não muda comportamento. É preciso mexer em fatores da vida social. Práticas esportivas devem ser parte da nossa cultura", defende Victor Matsudo, especialista em medicina esportiva e coordenador científico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).


Confira as dicas dos especialistas de como incentivar uma vida ativa para o seu filho:
 
1. Seja exemplo! Quando as crianças observam os pais ativos, a atividade física torna-se um hábito, não uma obrigação.
 
                             
"O maior incentivo que os pais podem dar aos filhos é fazer atividade física", diz o professor de Educação Física Marcos Santos Mourão, do Centro de Formação da Escola da Vila. Pais fisicamente inativos transmitem estes mesmos padrões para os filhos - e o contrário também acontece. "Quando as crianças observam os pais ativos, a atividade física torna-se um hábito, não uma obrigação", diz.

Mais do que senso comum, a importância do modelo dos pais é também comprovada cientificamente. Uma pesquisa publicada em 1991 no conceituado Journal of Pediatrics revelou que uma mãe ativa dobra as chances de seu filho também ser ativo, enquanto a influência de um pai ativo chega a aumentar em 3,5 vezes a chance de o filho ser ativo. Se os dois forem pessoas ativas, o filho tem 5,8 vezes mais chance de ser ativo comparado a uma criança que não tem esse exemplo de comportamento dos pais.

"É extraordinário o efeito que se tem quando o pai vai fazer atividade física no sábado ou domingo com a criança. Porque ela pensa: "o meu pai vive sentado, chega morto do trabalho, não faz nada. Mas chega o domingo ele vai jogar bola comigo’. Isso para a criança é o céu!", explica o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo.
2. Apele para o imaginário! Ao conversar com os filhos sobre algumas brincadeiras tradicionais da sua infância, os pais resgatam as diversões do passado e as trazem para o cotidiano de seus filhos.

O diálogo também faz parte do processo de construção da agenda ativa e pode ser usado tanto para falar do passado quanto do presente. Ao conversar com os filhos sobre algumas brincadeiras tradicionais da sua infância, os pais resgatam as diversões do passado e as trazem para o cotidiano de seus filhos.

Ao mesmo tempo, é importante trabalhar a imagem da criança de hoje em dia, para que os filhos se identifiquem de imediato. O especialista em medicina esportiva Victor Matsudo recomenda que os pais pratiquem o seguinte diálogo:

"- Filho, a criança moderna deve ficar doente ou sadia?
- Ficar sadia - a criança vai responder.
- Muito bom. Então a criança que é sedentária fica mais doente ou mais saudável do que a que faz atividade?
- Ah, fica mais doente.
- Então a criança moderna deve ser mais ativa, concorda?"

Para ele, "o imaginário da criança é muito forte. Daí a importância de não falar de você, mas da criança ‘moderna’".

Veja uma seleção de brincadeiras de rua para fazer com os filhos
3. Faça passeios a espaços abertos! É importante levar a criança a locais que ofereçam desafios motores relacionados ao equilíbrio, força, deslocamento, como parquinhos infantis e trilhas de caminhada.
            
Ainda que andar no shopping seja um exercício, esse passeio vai incentivar mais o lado consumista de seu filho do que a vontade de se movimentar. E a prática de estar fora de casa não pode ser imposta pelos pais, mas deve ser querida pelo filho. "Sempre que possível, leve-o para brincar fora. A criança tem que ter prazer em sair de casa", defende o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo.

Os programas em família devem incluir locais que ofereçam oportunidades (ou seja, espaço, tempo e pessoas) para brincar - como praias, clubes, sítios. "É importante levar a criança a locais que ofereçam desafios motores relacionados ao equilíbrio, força, deslocamento, como parquinhos infantis e trilhas de caminhada", diz o professor Marcos Santos Mourão.

E mesmo que os pais ou o filho não sejam o atleta dentro da quadra, ir ao estádio de futebol ou assistir a uma partida de vôlei ou basquete e fazer parte da torcida estimula o gosto e a paixão pelo esporte.
4. Certifique-se de que ela está se divertindo! A atividade física precisa, antes de tudo, ser prazerosa e divertida para a criança, pois para que ela de fato assuma uma vida ativa, ela precisa gostar de movimentar-se.
 
"Antes de contar como minutos, a atividade física tem que oferecer prazer", alerta o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo. A atividade física precisa, antes de tudo, ser prazerosa e divertida para a criança, pois para que ela de fato assuma uma vida ativa, ela precisa gostar de movimentar-se.

O esporte como forma de ascensão social ou alternativa para carreira profissional deve ser uma consequência do desempenho e envolvimento do filho e não algo imposto pelos pais. "A criança precisa brincar com o esporte".
5. Fique de olho na escola! O mais importante é que a escola incentive a criança a ser ativa fora dela e extrapole os conhecimentos para além das habilidades motoras.
 
Engana-se quem pensa que só a escola já garante um futuro ativo na criança, já que oferece aulas de Educação Física. Primeiro porque apenas 31% das escolas do Brasil possuem quadra de esportes (Censo Escolar 2013), o que já mostra que muitas instituições não tem uma infraestrutura adequada para a prática esportiva. E, segundo, porque os alunos não passam 100% da aula em movimento. "Em geral, em uma aula de Educação Física de 50 minutos, o aluno tende a ter de 7 a 12 minutos de atividade física", explica o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo.

O mais importante é que a escola incentive a criança a ser ativa fora dela e extrapole os conhecimentos para além das habilidades motoras. "Cabe à escola, e não apenas à Educação Física, planejar ações pedagógicas no sentido de propor atividades físicas que, além de possibilitarem a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, também ofereçam condições para que os alunos desenvolvam conceitos e exerçam uma sociabilidade cooperativa, livre de discriminações e regulada pelo respeito por si e pelo outro", diz o professor de Educação Física Marcos Santos Mourão.

Veja mais sobre o que se aprende na Educação Física
6. Estipule horários para a televisão e os jogos eletrônicos! Ao deixar as crianças na frente da televisão, dois fatores contribuem para que elas tenham uma vida inativa: elas não só não estão se movimentando, como permanecem sentadas.
 
            
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças não fiquem mais que uma ou duas horas em frente à TV e ao videogame diariamente. Ao deixar as crianças na frente da televisão, dois fatores contribuem para que elas tenham uma vida inativa: elas não só não estão se movimentando, como permanecem sentadas. "Em um estudo feito com 175 mil pessoas, a cada 2 horas a mais de TV que eu introduzo na minha vida, aumenta em 13% as chances de eu morrer por qualquer causa", revela o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo.

Além disso, ficar sentado só contribui para uma vida sedentária. "De todos os comportamentos, estar sentado à frente do computador é o mais sedentário de todos. A criança fica fixa, não mexe a não ser os dedos. O gasto energético dela é tão baixo que ela nem pisca", explica o doutor.

Ele recomenda que para cada cinco minutos sentadas, as crianças fiquem um minuto em pé: "só o fato de eu estar em pé já triplica o meu gasto energético, pois aumento o meu metabolismo".
7. Reserve um espaço para a movimentação em casa! O importante é ter um canto em que ela possa brincar livremente e praticar atividades corporais, como dança, jogos, corda. Os pais também devem oferecer materiais, como corda, bola, pião, bolinha de gude, para elas experimentarem e se divertirem.

Se hoje em dia não temos mais a rua como uma extensão da casa para brincar devido à falta de segurança, é preciso compensar esse espaço dentro do próprio lar. E não precisa ser um quintal - o importante é ter um canto em que ela possa brincar livremente e praticar atividades corporais, como dança, jogos, corda. Os pais também devem oferecer materiais, como corda, bola, pião, bolinha de gude, para elas experimentarem e se divertirem.

"Montar cabanas e túneis com tecidos pode ser interessante para as crianças pequenas e, quando possível, criar nos espaços domésticos pequenos circuitos e pedir a colaboração das crianças também", acrescenta o professor de Educação Física Marcos Santos Mourão.
8. Incentive as brincadeiras com crianças mais velhas! Ao brincar com primos, amigos e irmãos mais velhos, a criança é estimulada a se esforçar ainda mais, pois precisa jogar no mesmo nível que eles, que estão um ponto acima na escala neuromotora.
 
Ao brincar com primos, amigos e irmãos mais velhos, a criança é estimulada a se esforçar ainda mais, pois precisa jogar no mesmo nível que eles, que estão um ponto acima na escala neuromotora. "Esse primo dois anos mais velho estará estimulando ‘motoramente’ o seu filho de uma forma que nenhum professor no mundo vai conseguir. O seu filho vai querer ‘se matar’ para pegá-lo, pois não vai querer ficar para trás", explica o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo.

Os pais também podem exercer esse papel, brincando de apostar corrida, marcando o tempo que a criança leva para percorrer determinadas distâncias e estimulando que o filho se esforce na brincadeira.

Veja mais sobre a importância de brincar
9. Estimule desde pequeno!    
 
          
Os pais devem propor atividades desde cedo. Mesmo que ainda não consigam sentar, os bebês podem ser deixados de barriga para cima, livres para mexer braços e pernas, experimentando os seus movimentos. "É interessante deixar objetos ao alcance visual, para que queiram se movimentar. À medida que ganham mais habilidade, esses objetos devem ser mais afastados", recomenda o professor de Educação Física Marcos Santos Mourão.

Quando o bebê já começar a se deslocar, vale oferecer bolas, brinquedos, chocalhos, cadeiras e apoiadores que ajudam na manipulação e no equilíbrio. Outra boa opção é usar os animais de brinquedos para estimular o movimento corporal do filho baseado nesses bichos - como arrastar-se como uma cobra ou pular como sapo.
10. Leve em consideração a vontade da criança e a viabilidade da prática esportiva! 

              
"Afinal, qual é o esporte ideal para o meu filho?". Para o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo, a resposta para essa pergunta comum entre os pais tem dois componentes: "o que ele gosta e o que for viável". A questão, portanto, não é tanto se existe um esporte correto e que melhor desenvolve e garanta o desempenho da criança, mas sim o prazer que aquela atividade proporciona para ela.

Também deve-se considerar o espaço e os recursos que a criança tem a seu alcance para realizar o esporte que deseja. Assim, se ela deseja fazer ginástica olímpica, mas não tem acesso a um clube, espaço de treinamento ou equipamentos necessários, os pais devem conversar com ela e procurar encontrar, juntos, outro esporte que seja mais viável à família.
11. Encoraje a prática de esportes coletivos e individuais! No esporte coletivo, a criança aprende cooperação e trabalho em equipe, que são valores fundamentais para a cidadania.
 
 
Crianças ao redor de 7 a 10 anos de idade estão na fase do pico de desenvolvimento da agilidade. É, portanto, nesse período que praticar os mais variados esportes definirá o quanto a criança desenvolverá essa habilidade.

O especialista em medicina esportiva Victor Matsuda recomenda que sejam escolhidas duas atividades esportivas, pensadas em desenvolver membros superiores e inferiores, tanto por esportes coletivos quanto individuais.

"No esporte coletivo, a criança aprende cooperação e trabalho em equipe, que são valores fundamentais para a cidadania. Mas também é importante que ela não se esconda atrás dos outros - daí entra um esporte individual. Assim ela aprende que quando for mal na natação, não é porque o outro não passou a bola para ela, mas porque ela não está nadando bem mesmo e precisa melhorar", explica.

Veja mais sobre os benefícios trazidos pelo esporte
12. Proponha um transporte ativo até a escola! Para as famílias que moram perto da escola, deixar o carro na garagem e levar os filhos a pé para a aula pode ser um incentivo diário para uma vida ativa.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Para as famílias que moram perto da escola, deixar o carro na garagem e levar os filhos a pé para a aula pode ser um incentivo diário para uma vida ativa. "Todos os trabalhos mostram que as crianças conseguem andar 500 metros até a escola - e isso pega de 60 a 70% da população que estuda no colégio", explica o especialista em medicina esportiva Victor Matsudo.

O legal desse transporte ativo é aliar a movimentação a segurança e trabalho colaborativo entre os pais dos colegas do filho. Assim, pode haver um rodízio combinado com grupos de cinco pais: a cada dia da semana um é responsável por levar ao colégio e trazer para casa os pequenos. "É algo extremamente fácil e prático que se pode fazer se tivermos vontade!", defende o doutor.
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário