terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Prontas para a Alfabetização

O aprendizado é um processo bastante complexo e exige um conjunto de pré requisitos para que o indivíduo esteja preparado para assimilar e usar o que está lhe sendo ensinado. Ter prontidão para o aprendizado escolar significa estar apto e possuir habilidades para executar tarefas específicas. Confira!
 
 
O desenvolvimento e a evolução das funções específicas como: a linguagem oral, esquema corporal, percepção auditiva e visual, orientação espacial e temporal, lateralidade, análise e síntese, coordenação motora e a memória cinestésica são extremamente necessárias à preparação para a alfabetização, por serem elas as menos conhecidas e as quais mais frequentemente se relacionam com sérios problemas que envolvem os distúrbios de aprendizagem.
 
 
 A prontidão para aprender é a soma das características que facilitam ou retardam a aprendizagem. Alguns fatores característicos e importantes para esta são: a maturação, as experiências passadas e a motivação.
 
 
 
 
É importante ressaltar que para iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a criança precisa ter alcançado um certo nível de desenvolvimento global, ou seja, físico, intelectual, afetivo, social e das funções específicas.
 
 
O treinamento de funções específicas intensifica-se no decorrer do curso de educação infantil, mas estas funções já foram iniciadas na criança desde o nascimento. É preciso que os pais deem apoio e incentivo para que a criança veja na escola a alegria de descobrir um mundo novo.
 
 
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Crédito: Said Samira P. de Souza (Fonoaudióloga Clínica)
 

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