quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Por que a criança precisa de um livro ilustrado?

Especialistas explicam por que a ilustração é tão importante na narrativa e dão dicas de como escolher o livro perfeito para ajudar no desenvolvimento das crianças desde a Educação Infantil. Confira!
 
 
Pesquisa recente sobre ensino na França concluiu que os alunos de melhor desempenho não são aqueles que leram os clássicos. A informação causou alvoroço durante a palestra de Sophie van den Linden, crítica de literatura infantil de passagem por São Paulo em razão do lançamento de sua obra, "Para ler o livro ilustrado" (Cosac Naify), no ano passado.
 
 
Alvoroço, porque ia de encontro a um dos dogmas mais bem fundamentados através dos tempos sobre leituras obrigatórias desde tenra idade. Foi quando Sophie apresentou a ideia que dá base ao seu trabalho: "O importante é permitir aos filhos o acesso aos mais variados estilos de leitura e o prazer de escolher o que desejam ler", disse a especialista francesa. E acalmou a plateia.
 
 
O livro de Sophie van den Linden, aliás, é uma Bíblia sobre o livro ilustrado - e causa, ele próprio, assombro ao destacar a riqueza e a singularidade da produção desse tipo de literatura ao redor do mundo.  "Hoje, ler um livro ilustrado não significa ler texto e imagem, é isso e muito mais", salientou Sophie. "É apreciar o formato, o uso de um enquadramento, a relação entre a capa e as guardas e os seus conteúdos, a articulação da poesia do texto com a poesia do desenho...".
 
 
Uma das qualidades do livro ilustrado (ou livro imagem) está, portanto, em treinar o olhar do leitor de modo a que ele compreenda todas as sutilezas artísticas do trabalho que tem em mãos.
 
 
Como escolher um livro ilustrado?
 
 
Livro ilustrado não tem idade. "Ele é universal, atraindo públicos do infantil ao adulto", garante Júlia Schwartz. Ok, mas como saber que livro é adequado para a criança? Tão variada é a oferta que os pais perdem o foco, enchem as mãos de opções nas livrarias e voltam para casa, insatisfeitos com a escolha.

Aos 29 anos, Júlia Schwartz já tem experiência de sobra como editora da Cia. das Letrinhas e mãe (de duas meninas) para orientar papai e mamãe na hora de comprar um livro ilustrado. Conheça suas dicas:
 
 
Escolher bem a editora
Procure na livraria a estante da sua editora preferida - existe quase sempre uma predileção pelos títulos já publicados por uma determinada editora, o que serve de garantia de qualidade também em relação ao livro imagem.
 
 
Observar como o desenho atrai a criança
Livro ilustrado chama a atenção pelo desenho, é ele que vai determinar a compra. Lembre-se: seu filho está sendo educado esteticamente, daí ser muito importante o desenho que vai apresentar para ele. Esse desenho precisa ser original, atraindo o interesse da criança desde o primeiro momento. É um desenho que experimenta e ousa, o que enriquece a compreensão infantil.

Preferir ilustrações artesanais
Quanto mais o desenho revelar que foi produzido de modo artesanal melhor! A boa ilustração é aquela que serve de impressão digital do seu criador.

Tomar cuidado com os livros-brinquedo
Tenha cuidado com o chamado livro "pop-up", o livro-brinquedo. Ele acaba se tornando um jogo atraente, deixando a história para segundo plano. Acredito que não é preciso enfeitar as histórias para torná-las atraentes ao público infantil.
 

Buscar temas do interesse da criança
Prefira temas que são do interesse do seu filho - ele gosta de dinossauros, por exemplo? Procure livros com esse tipo de ilustração, há muita oferta na área. E assim por diante.
 

Utilizar a leitura como momento de integração
Livro ilustrado serve de pretexto para papai e mamãe participarem da descoberta desse universo ao lado dos seus filhos, momento de união, um ritual de leitura que não deve ser desprezado.
 

Pesquisar o conteúdo do livro na internet
Antes de ir à livraria faça uma pesquisa no site da editora de sua confiança. Hoje é possível folhear as primeiras cinco páginas, sentindo de antemão a qualidade do livro que pretende adquirir para a criança.
 

Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
 

Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário