quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Desenvolvimento da Linguagem Infantil - 4 a 5 anos

A principal característica  da linguagem da criança entre 4 e 5 anos é a narração de histórias conhecidas sem ajuda do outro ou de figuras, embora os elementos coesivos na narração ainda estejam falhos. Confira as outras habilidades que a criança precisa ter neste período!
 
 
Neste período ocorre a aquisição dos fonemas/sons:
 
# LH ocorre a partir dos 4 anos;
 
# R é o último a ser adquirido, iniciando aos 4 anos e 2 meses (existe grande variabilidade de produção entre as crianças)

 
Vocabulário

- A criança apresenta cerca de 600 a 1500 palavras;
 
 
Habilidades Conversacionais

- Passa a haver um equilíbrio maior entre manter e iniciar uma conversa. É capaz de conversar com mais de um interlocutor ao mesmo tempo sobre referentes ausentes e abstratos.

- Por volta dos 4/5 anos a criança já adquiriu a sintaxe básica, ou seja, a mesma gramática como o resto da família. A criança que, nas suas primeiras etapas, aprendeu "fazi" (por analogia com comi, parti, senti), no entanto, mais tarde acostumou-se a dizer fiz graças ao que ouvia dos adultos.

- Esta etapa do desenvolvimento é um processo de aprendizagem não automático advindo da estimulação de outros contextos como a escola e a família, portanto não se dá da mesma maneira e com o mesmo grau de perfeição em todas as crianças, marcando o início de uma diferenciação social e cultural.
 
 
Construção de Frases

- Uso de períodos simples e compostos, além dos anteriores, subordinados com “se” e “quando”. Exemplos:
  • “Eu vou brincar quando eu for lá”
  • “Eu como se tiver batata frita”
- Usa corretamente os principais tempos verbais (presente, passado, futuro) para verbos regulares;

 - Verbos pouco utilizados podem apresentar desvios de flexionamento, principalmente os verbos irregulares. Exemplos:
  • “Eu "trazo" pra você (Eu trago pra você)
  • “Eu não "ouvo" daqui” (Eu não ouço daqui)
- Fala frases de mais de cinco palavras
 
 
Esta matéria foi útil para você? Marque abaixo a sua reação!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário