segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Técnica de Rabisco: Comunicação com a Criança

A técnica dos rabiscos é uma prova relativamente fácil e apelativa, fundamentada no Jogo dos Rabiscos de Winicott, que permite analisar o pensamento da criança a partir da sua projeção perante um conjunto de traços (rabiscos) aparentemente sem significado.
 
O Jogo do Rabisco caracteriza-se como uma técnica que, tal como qualquer brincadeira, está fundamentada na concepção de espaço transicional, permitindo o acesso a conflitos e angústias, demonstrando ser um instrumento adequado no atendimento de crianças e adolescentes.
 
 
Esta técnica se diferencia pela liberdade de ação e ausência de normas fixas, o que é próprio das brincadeiras das crianças, contrastando dessa forma com os jogos estruturados por sistemas de regras.
 
 
Winnicott utiliza este jogo como técnica de comunicação com a criança. O psicopedagogo e o aluno (paciente) executam, alternadamente, traços livres; cada parceiro deve modificar o rabisco do outro à medida que for sendo realizada a tarefa.
 
 
O Jogo do Rabisco é apenas uma maneira de entrar em contato com o paciente pelo uso do lápis e papel. Podemos dizer que os dois, psicopedagogo e paciente, vão realizar no espaço potencial, através do gesto criativo - o rabisco que se transforma em imagem e depois em discurso.
 
 
Ao mesmo tempo em que o rabisco possibilita um diagnóstico do caso, a técnica se constitui no processo. As instruções de jogo são muito simples e deixam a criança em liberdade:
 
“- Faço um rabisco e você o modifica; depois é sua vez de começar, e sou eu que vou modificá-lo."
 
 
Esta técnica, na verdade, é recriada com cada criança, indo de acordo com o seu jeito de ser, deixando que o paciente componha a situação segundo o seu estilo de vida, imaginação, desejos, fantasias e emoção.
 
 
Este instrumento, diferente dos testes e técnicas projetivas, pois não cria na criança a sensação de que está sendo avaliada, mas é só mais um recurso que pode ser utilizado conforme as necessidades de um determinado paciente e o tipo de atendimento que se pretende estabelecer.
 
 
O Jogo do Rabisco é, portanto um instrumento que proporciona o mergulho do psicopedagogo e paciente num espaço compartilhado, onde a confiança poderá ser mais forte, auxiliando a criança na perspectiva de ter condições para alcançar seu potencial de desenvolvimento.
 
 
Fique ligado no nosso blog esta semana! Colocaremos  outras estratégias que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo no trabalho de diagnóstico ou atendimento. Não perca!
 
 
Crédito: IMEC Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário