quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Guia de Atividades Físicas na Gestação

Gravidez saudável e exercícios físicos combinam muito bem! Manter-se ativa durante os mais de 9 meses de gestação promove maior disposição, menos inchaço e enjoos, menos dores nas costas e nas articulações e previne doenças como o diabetes gestacional .  Isso tudo sem contar os benefícios para a hora do parto já que você terá um melhor preparo muscular e cardiovascular e uma rápida recuperação no pós-parto.
 
 
Quer ainda mais um motivo para se animar a começar os exercícios agora mesmo? Um estudo da Universidade de Montreal apresentado este ano no congresso de Neurociência em San Diego, na Califórnia, mostra que o aumento da circulação de sangue na placenta causada pelos exercícios aeróbicos melhora a oxigenação do bebê no útero favorecendo seu desenvolvimento cerebral.
 
O ideal é que a gestante exercite-se no mínimo 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Mas saiba que alguns cuidados devem ser tomados: evite ficar muito tempo de barriga para cima, respeite os seus limites e ouça os sinais do seu corpo. “Dores como um todo, inclusive contrações uterinas, tonturas, sensação de desmaio, palpitações e cansaço excessivo mostram que você precisa de um descanso”, é o que afirma a Dra. Alessandra Bedin, Ginecologista e Obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e reforça que sempre é preciso comer antes dos exercícios.
 
 
Saiba quais são os melhores exercícios para praticar em cada trimestre e garanta uma saúde de ouro na gravidez, parto e pós-parto. Vamos conferir!
 
 
Musculação
O que é: atividade que trabalha a musculatura corporal com pesos e utiliza exercícios específicos para cada grupo muscular.
Benefícios: fortalece a musculatura evitando dores nas costas e nas articulações.
Quando fazer: durante toda a gravidez.
Quais os cuidados: evite o excesso de carga.
 
 
Pilates
O que é: método para fortalecimento e alongamento dos músculos feito com exercícios suaves controlados através da respiração.
Benefícios: fortalece a musculatura do assoalho pélvico ajudando a sustentação do peso da barriga e o parto normal. Também fortalece os músculos do abdômen melhorando a postura.
Quando fazer: durante toda a gravidez mas pode se tornar incômoda no terceiro trimestre.
Quais os cuidados: pegue leve nos exercícios para o abdômen.
 
 
Alongamento
O que é: exercícios voltados para a flexibilidade muscular.
Benefícios: melhoram sua flexibilidade e promovem o relaxamento ajudando a controlar a ansiedade.
Quando fazer: durante toda a gravidez, mas o cuidado deve ser redobrado no terceiro trimestre já que as articulações da gestante estarão mais relaxadas.
Quais os cuidados: respeite os limites do seu corpo.
 
 
Exercícios cardiovasculares
O que é: trabalham diversos grupos musculares e melhoram o sistema cardiovascular. Estão entre eles: caminhada, corrida, bicicleta e transport.
Benefícios: diminuem a ansiedade, aumentam a resistência física e o fôlego e ajudam a controlar o ganho de peso.
Quando fazer: durante toda a gravidez, mas comece com intensidade leve no primeiro trimestre, principalmente se você não estava acostumada aos exercícios. 
Quais os cuidados: prefira a bicicleta ergométrica à convencional para evitar quedas. Controle a frequência cardíaca e se for participar de uma aula de bike, lembre-se de respeitar o seu próprio ritmo. Se você não costumava correr antes da gestação, prefira a caminhada.
 
 
Hidroginástica
O que é: aula de ginástica realizada dentro da piscina.
Benefícios: Melhora a capacidade cardiovascular, tonifica os músculos e promove o relaxamento. A água reduz o peso da barriga durante os exercícios e o impacto nas articulações, o que ajuda muito no terceiro trimestre.
Quando fazer: durante toda a gravidez. Os benefícios da água são grandes no terceiro trimestre.
Quais os cuidados: controle a frequência cardíaca.
 
 
 
Esta matéria foi útil para você? Saiba mais clicando AQUI!
 
 
Crédito: Bebê.com.br
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário