segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ABC da Saúde Infantil - Aleitamento Materno

O leite humano é o alimento ideal para o bebê, mas em casos quando a mãe, por algum problema não puder amamentar, ele poderá ser substituído por leite adaptados para os bebês. Bebês que recebem leite materno têm uma probabilidade menor de ter infecções, principalmente diarreias, infecções de vias aéreas superiores e alergias. O aleitamento deve ser exclusivo até o 4º ou 6º mês, quando então deverão ser introduzidos outros alimentos.
 
 
Algumas horas após o nascimento, o bebê é levado para ser alimentado, neste momento, geralmente as mães têm uma pequena quantidade de colostro, que persistirá por cerca de 3 dias. O colostro é um líquido claro, muito gorduroso e rico em imunoglobulinas, que são substâncias que protegerão o bebê. Normalmente em torno do terceiro dia iniciará a apojadura (descida) do leite propriamente dito.
 
 
Um bebê recém nascido mama de 7 a 8 vezes por dias, dependendo da quantidade de leite da mãe e do peso do bebê, deve acordar o recém nascido que ficar mais do que 4 ou 5 horas sem mamar.
 
 
Durante a amamentação, tanto a mãe quanto o bebê, devem estar em posições relaxadas e confortáveis. O bebê deve estar com o corpo alinhado, a cabeça levemente elevada em relação ao tronco, com o corpo voltado para a mãe, numa posição de abraço, onde o abdômen da criança se apoia no abdômen da mãe.
 
 
A boca do bebê deve estar aberta com a língua para baixo, para que abocanhe parte da aréola e o mamilo, e inicie a sucção. A sucção tem um ritmo variado, e muitas vezes o bebê se cansa um pouco. Quando o bebê estiver satisfeito, mude de mama.
 
 
Após a mamada, já satisfeita a necessidade do bebê, levante-o lentamente e coloque - o apoiado no ombro para ocorrer a saída do ar que ele engoliu (eructação ou arroto). Agora satisfeito e confortável, coloque – o para dormir deitado lateralmente.
 
 
Alimentação Materna Durante a Amamentação


A mãe durante todo o período de amamentação deverá ter uma dieta variada e equilibrada, procurando ingerir os nutrientes necessários (proteínas, gorduras e açucares) para produzir o leite e não perder a saúde. Precisa comer frequentemente em pequenas quantidades evitando jejuns prolongados e refeições muito pesadas. Não existe restrição de alimentos, mas o uso de alimento rico em cafeína (chá preto, chá mate, guaranás e refrigerantes de cola) pode produzir cólicas nos recém nascidos.
 
 
A mãe que amamenta sente muita sede e deve, portanto tomar muito líquido durante todo o dia, não somente na hora de amamentar. O uso de qualquer substância pode passar para o bebê, portanto se necessitar usar algum medicamento consulte seu pediatra.
 
 
O uso de álcool deve ser evitado, assim como outras substancias tóxicas. Não existe leite fraco. A cor do leite materno pode variar de pessoa para pessoa e com a ingestão de determinados alimentos. No caso de fissuras, ingurgitamentos, dores, procure seu ginecologista.
 
 
Esta matéria foi útil para você? Marque a sua reação!
 

Um comentário:

  1. Desde 2001, a OMS recomenda que o "aleitamento exclusivo" (período em que o bebê recebe APENAS leite materno) seja mantido até os seis meses de vida. Recomenda também que o Aleitamento Materno seja mantido até dois anos de idade ou mais. Destaco que se trata de recomendação, e não obrigação, do mesmo modo como se recomenda a redução de sódio na alimentação, a ingestão de água, etc.

    ResponderExcluir