quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sonambulismo é mais comum durante a infância

O sonambulismo é caracterizado pelo vai-e-vem pela casa e pelo olhar vazio do sonâmbulo, que não responde à comunicação com as outras pessoas. As crises, que costumam acontecer na primeira metade da noite e podem durar de instantes a 40 minutos.
 
 
 
"Quando ocorre de quatro a cinco vezes por noite ou cinco vezes na mesma semana, pode provocar sonolência e alterar o humor da pessoa durante o dia", alerta o médico do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo, Gustavo Antônio Moreira.
 


O distúrbio é mais comum na infância, entre os três e sete anos de idade, tendendo a desaparecer até os 15. "É uma fase de desenvolvimento muito intensa do sistema nervoso, natural que essas mudanças reflitam-se no sono", esclarece Moreira.
 
 
 
Para o sonambulismo infantil, normalmente não são recomendáveis tratamentos à base de medicamentos. "O ideal é que os pais tomem cuidado com a criança e com o ambiente em que ela pode circular durante a noite para garantir sua segurança. É uma fase que a criança vive e passa rapidamente", diz a médica do Instituto do Sono Luciane Fujita.
 


O sonambulismo em adultos pode ser difícil de diferenciar do Transtorno de Terror Noturno, quando a pessoa acorda assustada, pálida e transpirando, mas não se lembra de nada. Na verdade, os dois distúrbios frequentemente ocorrem juntos. Porém, o primeiro envolve pouca excitação e atividade motora organizada, enquanto o segundo causa desespero e movimentação abrupta.
 
 
Evitar dormir pouco, fugir do estresse, praticar exercícios físicos regularmente, consumir pouco álcool e estabelecer horários fixos para dormir e acordar são algumas atitudes recomendadas para sonâmbulos. Se uma rotina de sono adequada e uma boa qualidade de vida não resolverem a questão e o paciente estiver sentindo seu dia a dia ser muito prejudicado por causa do distúrbio, um tratamento medicamentoso pode ser adotado. Psicoterapia é outra técnica que pode amenizar esse distúrbio. 
Se você precisar ajudar alguém com uma crise de sonambulismo, a primeira atitude, como sempre, é manter a calma. Em seguida, tente conduzir o indivíduo de volta para a cama, para que ele pegue no sono novamente. Tente não acordar o sonâmbulo, mas se isso acontecer durante a tentativa de levá-lo para o quarto, não se desespere. É mito a história de que pode morrer quem anda dormindo e é acordado. A pessoa pode, sim, ficar um pouco agitada e irritada, já que não vai entender imediatamente o que está acontecendo. 
 
 
 
Você sofre de sonambulismo? A Clínica de Terapias Integradas de Madureira pode lhe ajudar! Entre em contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário