terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicas para tirar a fralda do seu filho

Quando é hora de tirar a fralda? Qual a melhor maneira para fazer o desfralde? A escola deve ajudar? Essas são algumas dúvidas que surgem na cabeça dos pais quando a criança começa a crescer. Afinal, isso indica que ela já está dando os primeiros passos para ser mais independente.
 
Foto: Pais e professores devem trabalhar juntos quando chega o momento do desfralde
 
Parece pouco, mas o ato de tirar as fraldas faz com que os pequenos comecem a conhecer o próprio corpo, afinal, eles iniciam o processo do controle dos esfíncteres. Um enorme salto no desenvolvimento infantil. Ajudar nesse processo pode parecer tarefa difícil, mas torna-se mais fácil se os pais transmitirem segurança e confiança aos pequenos!
 
 

Os pais, em conjunto com a escola, precisam ter paciência para enfrentar esse processo que envolve, sim, algumas escapadas dos xixis e dos cocôs. Aliás, é extremamente comum que muitas destas escapadas ocorram em um único dia. Principalmente nos primeiros dias que a criança está sem a tão prática fralda descartável.
 
 
Como tornar desfralde um sucesso?
A primeira coisa é não pular etapas. "É preciso saber se a criança realmente está pronta e não fazer o desfralde só porque os amiguinhos dela já estão sem a fralda", diz Denise Koga, coordenadora da escola Be.Living.

Anote aí as 6 atitudes que indicam se a criança está pronta para o desfralde:

1. Conta que fez ou que está com vontade de fazer xixi ou cocô;

2. Já tem equilíbrio para caminhar;

3. Sobe e desce escadas alternando os pés;

4. Na hora de trocar a fralda, você nota que ela está cada dia mais sequinha;

5. Mostra desejo em usar o vaso sanitário;

6. Incomoda-se com a fralda cheia.
 
 
E se a criança fizer xixi na roupa?
Pais: Quando a criança pedir para ir ao banheiro, leve-a na hora. E, principalmente quando ela não conseguir segurar e fizer na roupa, não brigue, mas também não mime. Mas, fique atento: crianças que repetem sempre a situação podem estar fazendo para chamar a atenção, diz Denise Koga, coordenadora da escola Be.Living. "A troca não pode ser animada, senão fica bacana demais para a criança. Mostre que ela está perdendo tempo de brincadeira porque fez novamente na roupa", conta.

Escola: A escola deve deixar a criança ir ao banheiro sempre que quiser, desde que acompanhada pelo professor auxiliar. Os professores também devem ter paciência, pois esse é um processo que pode levar até alguns meses. Além disso, os professores não devem comparar a criança com os amiguinhos, assim como os pais não devem compará-la aos primos e irmãos.
 
Como explicar a transição para a criança?
Pais: Devem conversar com a criança, explicar o motivo de elas terem de deixar as fraldas. "Compare a mudança ao início do uso da mamadeira e ao fim do uso da chupeta", explica Denise Koga, coordenadora da escola Be.Living.

Escola: O discurso da escola é bem parecido com o dos pais. Vale também motivar os pequenos, mostrando que os coleguinhas já estão indo ao banheiro para fazer as necessidades.

 
Posso colocar as fraldas neles vez ou outra?
Pais: Perante a uma viagem ou dificuldade, é comum que os pais coloquem, vez ou outra, as fraldas nas crianças. Isso deve ser evitado. "Ideal é parar, mesmo que esteja na estrada, e ajudar a criança a fazer xixi", ensina Denise Koga, coordenadora da escola Be.Living.

Escola: O professor precisa criar condição para a criança ir ao banheiro, mesmo que em um passeio externo. Todos devem acreditar na criança quando ela pedir para ir ao banheiro.
 
 
Devo lembrar que é hora de ir ao banheiro?
Pais: Principalmente antes de dormir, os pais devem sempre lembrar à criança que ela precisa fazer xixi e, mesmo que ela diga que não está com vontade, é preciso sentá-la no vaso sanitário e aguardar. Aos poucos, ela começa a se acostumar e consegue controlar a vontade sozinha.

Escola: O professor precisa conhecer o aluno e o tempo de cada um. Ele também deve lembrar a criança de ir ao banheiro e sempre acompanhá-la. Geralmente, a escola infantil terá horários para banheiro, em que todos os alunos irão juntos. Mas, mesmo fora desses horários, caso a criança peça, é importante que o professor acredite e a leve.
 
 
Devo ajudar a limpar a criança?
              
Pais: Os pais devem ir com a criança ao banheiro, conversar durante, ensinar... Na hora de limpar, devem fazer para a criança, até que elas consigam controle para fazerem sozinhas. "Assim como tomar banho e se secar. Os pais vão observando e mudando o comportamento", diz Denise Koga, coordenadora da escola Be.Living.

Escola: Na faixa etária do desfralde, é a professora que limpa. Algumas crianças gostam de tentar sozinhas, mas a supervisão da professora e o retoque final são obrigatórios. A partir dos quatro anos, elas começam a se limpar sozinhas.
 
 
Quando tirar a fralda noturna?
Pais: Devem manter a fralda noturna até que o controle diurno esteja estabelecido. A fralda tende a amanhecer cada dia mais seca. "Há pediatras que pedem para acordar a criança no meio da noite para ir ao banheiro, outros não. A decisão é dos pais", diz Denise Koga, coordenadora da escola Be.Living.

Escola: A escola pode orientar os pais nessa fase, indicando os progressos da criança e, geralmente, avisando se a criança está pronta ou não para a retirada da fralda noturna.

 
Se reparar que seu filho está pronto, comunique a escola por meio de um recado na agenda ou uma ligação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário