segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Meu filho não gosta de estudar. E agora?

Como identificar o que desmotiva o seu filho nos estudos e o que fazer em cada caso para ajudá-lo a dar importância à aprendizagem?
 
 
Todos os pais esperam que os filhos sejam alunos exemplares e dedicados. Mas quando o cenário é o contrário, é difícil saber que atitudes tomar para reverter essa situação.  O primeiro passo para o estudo funcionar bem é criar o hábito. As dificuldades podem ser evitadas se os pais explicarem, desde sempre, a importância do estudo para a vida da criança. E, para isso, eles precisam dar abertura para o filho se expressar por meio do diálogo.
 
 

Além disso, é preciso fugir das broncas, punições e ameaças.Tudo pode ser dito de maneira diferente. Educação não pode acontecer só com base no castigo, porque senão fica uma Educação pela punição e o estudo acaba sendo visto como algo negativo. Em vez disso, procure recompensar a dedicação com reconhecimento, elogios ou mesmo premiações (como livros, um passeio, piquenique no parque ou preparando a comida favorita do filho).
 
 
Finalmente, os pais precisam também dar o exemplo para os filhos.  Mostrar que tem hábitos de leitura, fazer algum curso, cursar uma pós-graduação e incentivar atividades familiares educativas (como ida a museus, jogos educativos e leituras) são atitudes que mostram que os pais tem apreço pelos estudos.
 
 
Afinal, se os pais não ensinam a importância da escola, como fazer com que os filhos aprendam isso? Estudar é aprender, é se desenvolver, é se tornar uma pessoa mais madura e mais capaz. Então é algo bom e os filhos precisam ver isso de uma maneira positiva.
 
 
Veja alguns casos mais comuns de desmotivação, como identificá-los e o que fazer para ajudar o seu filho a ter mais gosto pelo estudo quando:


1. Tem dificuldade em uma matéria específica ou não se dá bem com o professor
- Tentar relacionar o conhecimento com a vida;
- Reveja a matéria com seu filho, ajude-o nos exercícios;
- Peça ajuda à escola;
- Converse com outros pais, pois a dificuldade do sue filho pode ser a de outros também;
- Nunca desautorize o professor na frente da criança.
 
 
2. Inicia um novo ciclo escolar e muda o comportamento
 
- Ajude seu filho a se organizar;
- Acompanhe a criança para que ela não se sinta sozinha neste novo desafio;
- Organize horários de estudo;
- Coloque o estudo nos momentos em que o aluno rende mais.
 
 
3. Fica de recuperação ou repete de ano
 
- Encare a recuperação como algo que acontece por uma simples diferença de ritmos de aprendizado, e não como um bicho de sete cabeças;
- Identifique os motivos que ocasionaram essa situação;
- Tente mudar esse comportamento;
- Organize um novo cronograma, ;
- Contratar um professor particular deve ser última opção.
- O importante é não dar broncas ou culpar a criança;
- Mostre a criança que você acredita no seu esforço para se recuperar e em seu potencial.
- No caso de repetir de ano, muitos pais decidem mudar de escola. Lembre-se sempre de tomar essa decisão junto ao seu filho. No caso de colocá-lo em uma nova escola, assegure-se de que ela tenha o mesmo nível de ensino que a outra, para não defasar a aprendizagem da criança. Se a decisão for permanecer na mesma, será mais gratificante ao seu filho quando passar de ano, pois o desafio vai ser maior. 
 
 
4. Chora, grita e esperneia na hora de estudar
 
- Estabelecer limites e organizar a agenda da criança é a melhor forma de lidar com esse cenário;
- É importante que os pais consigam estabelecer horários para tudo;
-  A hora do estudo é mais importante do que a hora da brincadeira.
 
 
5. Estuda pouco, mas passa de ano             

- Organize a agenda da criança com um plano de estudos, para que cada dia ela estude uma matéria diferente, mesmo que não tenha provas;
- Explique que o ídolo dele também se dedica a uma rotina de treinamento e que não adianta ele se preparar para competições importantes apenas no dia anterior.
- Os pais não precisam ter pena porque as crianças estão estudando. Estudar é uma das nossas obrigações.
 
 
6. Tem dificuldade de concentração e/ou muita energia
 
- Para melhorar o ambiente de estudos, convença seu filho a desligar todos os aparelhos eletrônicos e explique que assim os estudos vão render mais;
- Se o problema é muita agitação, incentive-o a praticar outras atividades, como esportes ou aula de música, de forma a canalizar as suas energias;

 É importante ressaltar que hiperatividade é diferente de TDAH - há muitos pais que confundem isso e, sem o diagnóstico de um especialista, medicam os seus filhos para esse transtorno. Se há uma desconfiança com relação a algum distúrbio de aprendizagem, o primeiro passo é consultar um especialista (veja mais no item 8).
 
7. Estuda e se esforça, mas não tira boas notas
 
-  Se isso acontece na sua casa, pode ser o caso de algum problema de aprendizagem não diagnosticado, como discalculia, dislexia, disortografia, TDAH.;
- A consequência mais próxima disso é que depois a criança acaba se desmotivando a estudar, porque ela se sente mais lenta que os outros;
- Vale a pena levar a criança a um especialista ou a um psicopedagogo, para ter uma base científica do distúrbio;
- Também preste atenção para possíveis problemas de visão ou audição. 
 
 
8. Não gosta de ir para a escola
 
- É preciso avaliar se ele não está sendo vítima de bullying;
- Os efeitos do bullying nunca vêm sozinho - parar de estudar, ficar mais deprimido, faltar na escola, matar aula e desapego aos colegas de classe podem ser alguns deles.
- Converse com o seu filho, fortaleça a sua autoestima, incentive-o a buscar o professor e procure a escola imediatamente;
- Se a situação não se resolver em pouco tempo, mude de instituição. 
 
 
9. Já é adolescente e nunca teve hábito de estudo

- Uma saída pode ser apelar para a escolha da carreira profissional e a importância dos estudos para que consiga o que eles almejam.
"Qual a profissão que o seu filho vai querer escolher? Para ter sucesso nessa profissão, ele vai precisar de uma boa universidade. Para escolher uma boa universidade, ele vai ter que se sair bem no Enem. Então, vamos focar no Enem, por exemplo, para ter uma boa formação no futuro", explica a educadora, escritora e ex-consultora do MEC Andrea Ramal. 
 
 
Fonte: Site Educar para Crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário