sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dica da Psicopedagoga -

O ambiente no qual a criança com dislexia faz o trabalho de casa tem de ser o adequado às suas necessidades e não de acordo com aquilo que se considera mais estável ou eficaz. 
 
Muitas vezes crianças e adolescentes com esta dificuldade de aprendizagem trabalham melhor  com barulho ou música ao seu redor ou preferem escrever no chão em vez de utilizar a secretária. 
 
 
Permita que a criança realize os seus trabalhos de casa da forma que for mais eficaz para ela, aliás é importante ajudar a criança a identificar qual é essa forma.
 
 
A concentração da criança disléxica rapidamente desaparece e por isso elabore um calendário/horário com a criança ou adolescente com períodos curtos de estudo e realização de tarefas escolares. 
 
 
Faça intervalos regulares em que pode ouvir música ou outra atividade do seu agrado. Se respeitar o planeado a criança sentirá que o seu espaço foi respeitado e irá cumpri-lo. Se for mais pequena vai necessitar de ajuda de um alarme ou outra coisa sonora para avisar que o intervalo terminou e o estudo recomeça.
 
 
É importante, dentro do possível, criar um ambiente descontraído, sem irritação ou ansiedade para que o disléxico não se sinta pressionado e isso afete o seu comportamento e execução de tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário