quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dica da Psicóloga! - Filhos que mentem

Entrevista cedida pelo psicólogo Jose Mauro da Costa Pereira para Rede Record Jornal Folha Universal
 

1 – O que fazer com filhos que mentem?

Psicólogo: As  crianças aprendem a se comportar no contexto do lar, escola, no seu relacionamento com outras pessoas. Crianças em torno  dos 4/5 anos de idade tendem a confundir   realidade com fantasia. Os pais devem buscar diferenciar esse comportamento. Lembrando que crianças mais velhas podem usar a mentira para fugir de responsabilidades, castigos ou culpa.
 
 
A atitude dos pais deve ser sempre a de enfatizar  a importância de ser dita a verdade, inclusive com exemplos pessoais. E que a mentira pode trazer prejuízos para a própria criança ou terceiros. Incluindo a desconfiança que  pode ser gerada em relação à criança que mente de forma contumaz.
 
 
Contudo se a mentira se tornar um comportamento usual deve ser buscada a ajuda de um profissional para uma avaliação psicológica.
 
 
 
 
2 – A mentira, na sua opinião, seria um desvio de caráter ou um outro problema grave ou perigoso que poderia progredir para outros caminhos no futuro? Por que?
 
Psicólogo: A mentira pode se constituir num desvio de caráter e atingir níveis patológicos. Essa avaliação, se necessário, deve ser feita por um psicoterapeuta. Importante constatar o meio em que essa criança cresceu e foi educada.
 
 
 
3 – Algumas escolas de evangelização para crianças procuram auxiliar os pais a melhorar o comportamento dos filhos, através de carinho e muita conversa. Esse tipo de auxílio tende a dar certo?
 
Psicólogo: Num contexto familiar saudável, funcional, sim.
 
 
Estas dicas foram úteis pra você? Deixe um comentário!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário