quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estudo do meio é aprendizado!

Desde que bem planejado pelos professores e com o apoio dos pais, um passeio temático pode empolgar os alunos e expandir a aprendizagem.
 
 
 
Lugar de criança é na escola? Sim, e também nas ruas, nos museus e na natureza: é nesses lugares que os pequenos observarão, cara a cara, o que aprendem em sala de aula e, mais do que isso, desenvolverão uma visão própria do mundo.
 
 
É bem claro que não basta juntar a criançada e cair no mundo. Um estudo do meio bem realizado começa pelo planejamento do professor, passa pela aprovação dos pais - que precisam ver na atividade o real valor para o aprendizado do filho - e termina com a retomada do conteúdo em sala de aula. Veja esse passo a passo e mais detalhes inspiradores sobre estudos do meio a seguir.
 
 
O que é o estudo do meio?
Hoje podemos definir o estudo do meio como uma saída da escola com o objetivo de aprofundar um determinado conteúdo e/ou levantar hipóteses sobre um aspecto da realidade, sempre com vistas no aprendizado. Durante esse passeio, os alunos observam fatos e paisagens e dialogam com pessoas diversas.
 

Passo 1: Planejamento
Metade da tarefa é realizada antes mesmo de colocar o tênis para fora do portão da escola. É essencial que o(s) professor(es) planeje em detalhes o estudo do meio e, preferencialmente, visite antes o destino escolhido para que não haja surpresas. O objetivo deve ser bem claro e delineado, lembrando-se que uma pequena experiência pode levar a grandes aprendizados.


Passo 2: Realização
Durante o passeio, é importante que os professores saibam o que estimular nos alunos, como a observação de um determinado fenômeno ou a busca por respostas a perguntas pré-formuladas. São eles, também, que chamarão a atenção para a ligação entre o que está sendo vivido ali e o que foi ou será visto em sala de aula. Essa também é uma oportunidade para abordar o gênero entrevista e/ou jornalístico, pois as crianças podem entrevistar monitores, passantes, turistas - enfim, quem estiver no local.
 

Passo 3: Levantamento de hipóteses
Um aspecto importantíssimo do estudo do meio é despertar nos alunos o espírito científico, isto é, a observação acompanhada por levantamento de hipóteses - estas serão resolvidas ali, na hora; depois, na sala de aula; ou, talvez, nunca, mas já são suficientes para incentivar a capacidade reflexiva e crítica.
 
 
Passo 4: Retomado do conteúdo em sala
 O conteúdo aprendido deve ser trabalhado em forma de redação, relatório, seminário e até veículo jornalístico: que tal preparar uma revista ou um blog para tratar do que foi aprendido? A noção de pesquisa introduzida aqui dá aos alunos a base para futuros projetos científicos, na graduação e na pós-graduação.

 
Fonte: Site Educar para Crescer

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