quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Inclusão de surdos na escola

O ideal de inclusão defendido pelas leis atuais prevê que todas as crianças frequentem a escola regular, e esta deve se fazer apta a recebê-las. Mas o que acontece quando a primeira língua dos alunos não for o português?
 
 
A questão se complica. Os surdos têm como primeira língua aquela com a qual se sentem mais à vontade, e que os ajuda a expressar melhor ideias e sentimentos: a língua de sinais brasileira (ou Libras). E é por isso que, em sua maioria, a comunidade surda - representada, entre outros órgãos, pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) - defende não a inclusão em classes comuns, mas a existência de escolas bilíngues, com salas em que sejam ensinados a língua de sinais e o português escrito.
 
 

E já existem várias dessas escolas em todo o Brasil, embora ainda não suficientes para os jovens e crianças com surdez ou deficiência auditiva, que somam quase um milhão no país.


1. Sobre a surdez
Existem vários graus de surdez. Diz-se que a pessoa pode ser surda ou deficiente auditiva, variando o nível de audição residual que ela apresente. Em geral, a surdez total é congênita e relacionada à hereditariedade - que, por sua vez, tem relação com ocorrências de consanguinidade na família. É interessante saber que, mesmo quando existe audição residual, a pessoa pode optar pela comunicação na língua de sinais, que é mais adequada à sua expressão. O mesmo ocorre com os aparelhos auditivos: embora eles facilitem a audição, a criança que usa o aparelho pode optar por se comunicar na língua de sinais.
 
 
 
2. Tudo começa em casa
Tudo começa em casa Infelizmente, muitas crianças surdas só têm contato com a língua de sinais na escola. O resultado disso é desastroso: até a idade escolar, a criança não aprende a se comunicar nem em português nem na língua de sinais, desenvolvendo apenas fragmentos de comunicação. E, às vezes, não sabe nem o seu nome!

3. Professores preparados
O professor regular que tenha uma ou mais crianças surdas na classe tem de fazer de tudo para se comunicar com elas. No entanto, mesmo que ele aprenda a língua de sinais, a presença de um professor surdo, que domine as libras como primeira língua e possa ensiná-la e facilitar a comunicação da criança, também é fundamental. "Só um adulto surdo ensina bem a língua de sinais para outro surdo", destaca a psicopedagoga Mary Lopes Frizanco, completando: "Não se pode esquecer que a língua ‘materna’ do surdo é a de sinais, não o português".
 

4. Apoio no contraturno
Assim como ocorre com crianças com outras deficiências, o aluno surdo que frequenta uma classe regular deve receber apoio específico no contraturno, ou seja, no horário em que não estiver na aula. Nesse período, ele terá o apoio de professores que dominam a língua de sinais e podem auxiliá-lo a resolver dúvidas e a se comunicar melhor, além do contato com materiais também específicos.
 

5. Alfabetização
"O português é aprendido como uma língua estrangeira", explica a professora Sônia Marta de Oliveira. "Primeiro, a criança aprende a língua de sinais, que é a sua primeira língua, por meio da qual ela se comunicará de forma mais completa. Depois, aprende o português como segunda língua", complementa Sônia, lembrando que a língua de sinais tem gramática e sintaxe próprias, e é complexa como qualquer outro idioma. No aprendizado do português, as crianças surdas costumam até a fazer comparações linguísticas. "Para crianças surdas, o caminho da alfabetização em português deve ter ênfase em recursos visuais", recomenda a professora.
 

6. Escola bilingue
Como ela funciona? "Com classes regulares e classes para surdos, nas quais a primeira língua é a de sinais, e o português é ensinado como segunda língua", esclarece a professora Sônia Marta de Oliveira. Já existem muitas escolas bilíngues no Brasil, que são aceitas por lei e costumam apresentar ótimos resultados. Para localizar essas escolas, pode-se entrar em contato com a Feneis ou com a Secretaria de Educação de sua cidade.


Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário