sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como mediar uma reescrita coletiva?

Neste vídeo, a formadora Bia Gouveia, realiza  uma atividade de reescrita coletiva de um texto já conhecido dos alunos. Vamos conferir as dicas da professora?


A formadora Bia Gouveia, do Instituto Avisalá, trabalhou  com a turma do 4º ano da EE Victor Civita, em Guarulhos, uma atividade de reescrita coletiva de um texto já conhecido dos alunos. Como ressalta a especialista, para que a atividade renda o esperado, é importante que os alunos não tenham decorado o texto original, mas apenas conheçam a história.
 
 
A análise de textos bem escritos feita em momentos anteriores de leitura em sala de aula é igualmente importante para que as crianças tenham repertório para a escrita. Isso pode ser constatado no vídeo quando as crianças consultam o cartaz de palavras por elas selecionadas em outros textos. Observe ainda como as intervenções da professora durante a aula sempre provocam nas crianças a reflexão sobre o texto que estão produzindo.
 
 
 
O trabalho faz parte do programa de formação de professores em Língua Portuguesa que vem sendo realizado pela Fundação Victor Civita na escola em 2009.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário