sábado, 27 de setembro de 2014

A importância de estimular o seu filho

O que alguém aprende ou deixa de aprender na infância pode afetar suas habilidades no futuro? Confira a resposta a esta questão!
 
 
Avanços na tecnologia do mapeamento cerebral permitem aos cientistas, como nunca, estudar o desenvolvimento do cérebro em mais detalhes. Tais estudos indicam que os primeiros anos de uma criança são essenciais para o desenvolvimento das funções cerebrais necessárias para lidar com informações, expressar emoções de forma adequada e tornar-se eficiente na linguagem. As conexões neurais são formadas muito rapidamente nos primeiros anos de vida.
 


O cérebro aumenta sensivelmente em tamanho, estrutura e função durante os primeiros anos de vida. Num ambiente rico em estímulos e incentivos ao aprendizado, as sinapses se multiplicam, criando uma ampla rede de conexões neurais, que dão origem ao pensamento, ao aprendizado e ao raciocínio.
 


 O que pode acontecer é que, quanto mais estímulo o cérebro infantil recebe, mais células nervosas são ativadas e mais conexões são criadas entre elas. O interessante é que esse estímulo não é simplesmente de origem intelectual, adquirido quando se está presenciando acontecimentos, quando se obtêm informações ou quando se exercita a linguagem.
 
 
Os cientistas constataram que o estímulo emocional também é necessário. Pesquisas indicam que se criam menos conexões neurais em bebês que não são abraçados, acalentados, emocionalmente estimulados ou com os quais não se fazem brincadeiras. Bebês sem o estímulo adequado talvez não se desenvolvam tanto quanto outros!
 
 
Procure mais orientações com nossa Terapeuta Ocupacional!
 Esperamos você no nosso consultório!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário