quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Adaptações para os Materiais Escolares

A tecnologia assistiva é um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
 
 
Não deve se voltar unicamente a promover uma habilidade no aluno, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas. A TA (Tecnologia Assistiva) na educação será o meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.


 Dicas de algumas adaptações de jogos e materiais escolares:


 Jogos Variados
 
Jogos utilizados em sala de aula também podem sofrer adaptações para que o aluno consiga participar com autonomia.






Jogos das Cores
 
Confeccionados com tampinhas coloridas, caixa de papelão, papel contact, velcro, folhas coloridas e latas revestidas de cores. O aluno brinca fazendo a correspondência das cores e depois pode explorar outros conceitos como quantidades.
 

 
 
 
Jogos de Matemática
 
Tampinhas, cartões plastificados, velcro e desafios matemáticos.
 
 
 
Jogos de Leitura e Escrita
 
Caso o aluno se canse muito ou não consiga escrever utilizando o lápis ou a caneta, mesmo, adaptados, poderemos pensar em outras soluções para a escrita. Levando em conta à habilidade de preensão do aluno e também ao seu controle motor.
 

 
Engrossadores de Lápis

Pode ser feito com espuma macia, emborrachados(EVA),uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite. Podemos confeccionar engrossadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando esponja.
 
 
 
 
 
 
Quer saber mais? Clique AQUI!
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Eliane Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário