sábado, 13 de setembro de 2014

ABC da Alfabetização: monte uma agenda telefônica

Confiram, durante toda a semana, dicas práticas para ajudar seu filho a ler e a escrever sem qualquer dificuldade. Não perca!
 
 
A agenda telefônica é um bom objeto a ser explorado com as crianças. Ela mostra, claramente, o que é texto e o que é número, com a função de cada um deles. O texto é usado para escrever o nome das pessoas ou dos lugares, enquanto o número é utilizado para informar o telefone.
 
 
No dia a dia, chame a criança para observar essa diferença. "Olha, filho, deste lado ficam os nomes das pessoas e deste o número do telefone delas. Vamos ver qual o número da cada da titia?".
 
 
Outra atividade interessante é olhar a embalagem dos produtos que você tem no armário. Alguns são recorrentes na dispensa de nossas casas e as crianças acabam se acostumando com a presença deles. Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler rótulos junto com seu filho.
 
 
"Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que está escrito naquela embalagem", explica a especialista Maria Cláudia Rebellato. Segundo ela, os rótulos são interessantes de serem lidos porque, na maioria dos casos, são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva.
 
 
Sabe o que mais pode ajudar na alfabetização de seu filho? Compreender o seu ritmo! Isso mesmo! Investir num ambiente que ajude na alfabetização é importante para que as crianças ganhem mais intimidade com a língua escrita (e encontrem menos dificuldade quando estiverem aprendendo a ler e a escrever). Lembre-se:
 
 
# O processo não será, necessariamente, acelerado;
 
# Começar a ler e a escrever mais tardiamente não apresenta problema de aprendizagem ou falta de inteligência;
 
# Cada criança tem um nível necessário de maturidade.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Camilo Gomide e Juliana Bernardino

Nenhum comentário:

Postar um comentário